Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões
1) Explique a distinção feita pela Escola de Frankfurt entre razão instrumental e razão crítica.
A razão instrumental é a razão técnico-cientifica, que faz das ciências e das técnicas nãoum meio de intimidação, medo, terror e desespero. Ao contrario, a razão critica é aquela que analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais,políticas e culturais só se realizarão verdadeiramente se tiveram como finalidade a emancipação do gênero humano, e não as ideias de controle e domínio técnico-cientifico sobre a natureza, a sociedadee a cultura.
2) Por que os filósofos do século XX não mantiveram o otimismo do século XIX com relação às revoluções sociais e políticas?
No século XIX, em decorrência do otimismo trazido pelasideias de progresso, desenvolvido técnico-cientifico, poderio humano para construir uma vida justa e feliz, a filosofia apostou nos ideais políticos revolucionários, anarquismo, socialismo, comunismo,que criaram, graças à ação política consciente dos explorados e oprimidos, uma sociedade nova.
No entanto, no século XX, com o surgimento das chamadas sociedades totalitárias ou dos regimestotalitários, fascismo, nazismo, stalinismo, maoismo, e com o aumento do poder das sociedades autoritárias ou ditatoriais (como as da América Latina, das Filipinas e da África do sul), a filosofia também passou adesconfiar do otimismo revolucionário e das utopias e a indagar se os seres humanos, os explorados e dominados serão capazes de criar e manter uma sociedade nova, justa e feliz.
3) Explique comoa filosofia do século XIX definiu a cultura.
No século XIX, a Filosofia descobre a Cultura como o modo próprio e específico da existência dos seres humanos. Os animais são seres naturais; oshumanos, seres culturais. A Natureza é governada por leis necessárias de causa e efeito; a Cultura é o exercício da liberdade.

A cultura é a criação coletiva de ideias, símbolos e valores pelos quais...
tracking img