Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
i1. Quais os principais períodos da Filosofia grega?
Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico.
2. Que é Kínesisou devir? Por que essa idéia é central no pensamento pré-socratico?
O devir é o admitir do mundo como uma mudança constante em todos os seus aspectos. Osfilosofos pré-socráticos jônios aceitaram o devir e procuraram encontrar na natureza a sua subtancia reguladora, os filósofos pré-socráticos eleatas negaram edevir e afirmaram a unicidade do Ser sob várias maneiras.
3. Que ensinam os sofistas?
Eram muito habéis do discurso e retórica, e ensinavam mediantepagamento, pois sua educação era voltada para os interesses da elite.
4. Que propunha Sócrates contra os sofistas?
Os sofistas cobravam por seus ensinamentos, eSócrates era um pensador do povo, não acreditava na cidadania imposta naquele período, em que se limitava o saber. Propunha que, antes de querer conhecer aNatureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.
5. O que Sócrates pretendia ao buscar aessência e o conceito das coisas?
Pretendia buscar a verdade de uma coisa, de uma idéia, de um valor. Ao fazer suas perguntas referindo-se a idéias, valores,práticas e comportamentos que julgavam certos e verdadeiros, fazia com que os atenienses descobrissem, surpresos, que não sabiam responder e que nuncatinham pensado em suas crenças, seus valores e suas idéias. Dessa maneira, suscitando úvidas, fazia-os pensar não só sobre si mesmos mas também sobre a pólis.
tracking img