Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia cristã
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
/wiki/Ficheiro:Christianity_symbols.svg/wiki/Ficheiro:Christianity_symbols.svg
/wiki/Ficheiro:Christianity_symbols.svg/wiki/Ficheiro:Christianity_symbols.svg
Símbolos do Cristianismo
Filosofia cristã - é o conjunto de ideias filosóficas iniciadas pelos seguidores de Jesus Cristo[->0] do século II[->1]aos dias de hoje.
Esta filosofia[->2] surgiu com o intuito de unir ciência[->3] e fé[->4], partindo de explicações racionais naturais tendo o auxílio da revelação[->5] cristã. Vários pensadores[->6] acreditavam que havia uma relação harmoniosa entre a ciência e a fé, outros afirmavam que havia contradição[->7] e outros tentavam diferençá-las. Esta mesma discussão era questionada no campo dafilosofia e da fé. Diversos filósofos relacionavam o pensamento grego com o pensamento cristão.
Há estudiosos que questionam a existência de uma filosofia cristã propriamente dita. Esses afirmam que não há originalidade no pensamento cristão[->8] e seus conceitos e ideias são herdadas da filosofia grega[->9]. Sendo assim, a filosofia cristã seria resguardadora do pensamento filosófico, que já estariadefinitivamente elaborado pela filosofia grega, e defensora da fé.
No entanto, Boehner e Gilson afirmam que a filosofia cristã não é simples repetição da filosofia antiga, embora que devam à ciência grega os conhecimentos elaborados por Platão[->10], Aristóteles[->11] e os Neo-platônicos[->12]. Chegam a afirmar que na filosofia cristã a cultura grega[->13] sobrevive em forma orgânica. [1] Osmestres gregos eram assim os pedagogos[->14] dos pensadores cristãos. A filosofia cristã não é um conjunto de escolas inúteis, pois tais preconceitos[->15] constituem radicalismos[->16] que desejam destruir o pensamento da tradição[->17] e reconstruir um edifício totalmente novo, negando o que se construiu no passado.
· l |
[editar] Aspectos Históricos da Filosofia cristã
A Filosofia cristãinicia-se por volta do século II[->18]. Ela surge através do movimento da comunidade cristã[->19] chamada Patrística[->20], que tinha como principal objetivo a defesa da fé[->21]. É provável que a Patrística tenha finalizado por volta do século VIII[->22]. Do século XI[->23] em diante a filosofia cristã manifestou-se através da Escolástica[->24]. Este é o período da filosofia medieval[->25] ou da IdadeMedieval[->26] que estendeu-se até o século XV[->27], como assinala T. Adão Lara. A partir do século XVI[->28] a filosofia cristã, com suas teorias[->29], passa a conviver com teorias científicas e filosóficas independentes.
A partir do império de Constantino I, o Grande[->30] o cristianismo torna-se oficialmente reconhecido (ver: Édito de Milão[->31]). Este é momento histórico inicial daHistória[->32] Ocidental[->33] propriamente dita. A justiça romana[->34], a cultura grega e o cristianismo ascendente imbricados, pode-se dizer até com alguns objectivos éticos[->35] comuns, estabelecem novos rumos para o pensamento cristão.
A estrutura da obra de T. Adão Lara nos indica uma importante divisão dos aspectos da filosofia cristã na Idade Média[->36]:
I. A filosofia medieval, em gestação: aPatrística[->37] (séc. II-VII).
II. A filosofia medieval, no período da constituição e de maior riqueza conceitual: a Escolástica[->38] (séc. IX-XIII).
III. A filosofia medieval em processo de mutação e superação: os Pré-modernos (séc. XIV-XV)."[2]
Esta estrutura de Lara mostra a caracterização histórico-temática clara e sem preconceitos. Mas para se falar sobre isso seria preciso sentirDeus[->39] na sua vida, pois seria como a filosofia procurava a verdade.
[editar] Características da Filosofia Cristã
[editar] Demonstração natural
Suas proposições necessitam ser demonstradas de forma natural e utiliza-se de reflexões condicionadas pela experiência - com o uso da razão[->40]. O ponto de partida filosófica da filosofia cristã é a lógica[->41], não excluindo as doutrinas teológicas...
tracking img