Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCANTILISMO
Doutrina do pensamento econômico que prevaleceu na Europa durante os séculos XVI, XVII e XVIII; pregava, basicamente, que o Estado deve exercer controle rigoroso sobre as atividades industriais e comerciais e criar formas para aumentar o poder econômico (e político) da nação no plano internacional, especificamente impondo normas que fariam ultrapassar o volume dasexportações dos produtos sobre o valor importações. Criavam pesados impostos e barreiras (sanitárias, econômicas, etc.)
• A principal ideia do Mercantilismo é que a riqueza de uma nação é medida pela quantidade de ouro e prata acumulados, essa definição ficou conhecida como metalismo.
• Enriquecimento da burguesia mercantil
• comércio colonial monopolizado, ou seja, as colônias deveriam comercializarexclusivamente com sua metrópole
LIBERALISMO ECONOMICO
A teoria do liberalismo econômico surgiu na Europa e na América no final do século XVIII, em um cenário onde o colapso do mercantilismo tornava necessário estabelecer novos modelos econômicos para atender às necessidades de um capitalismo em pleno desenvolvimento.
A idéia central do liberalismo econômico é a defesa da independência daeconomia de qualquer interferência proveniente de outros meios. Ainda segundo esta doutrina econômica, deve ser colocada a ênfase na liberdade de iniciativa econômica, na livre circulação da riqueza, na valorização do trabalho humano e na economia de mercado (defesa da livre concorrência, do livre cambismo e da lei da procura e da oferta como mecanismo de regulação do mercado), opondo-se assim aointervencionismo do Estado e às demais medidas restritivas e protecionistas defendidas pelo Mercantilismo.
Em outras palavras, para os adeptos do Liberalismo Econômico todos os agentes econômicos são movidos por um impulso de crescimento e desenvolvimento econômico, que poderia ser entendido como uma ambição ou ganância individual, mas que no contexto macro traria benefícios para toda a sociedade, umavez que a soma desses interesses particulares promoveria a evolução generalizada. Seus ideais eram de que toda riqueza provém do trabalho, e o comércio apenas distribui o produto, não sendo agregado trabalho algum; o trabalho seria a fonte de toda riqueza. Defendiam a Livre concorrência, a Lei da oferta e da procura e foram os primeiros a tratar a economia como ciência.
MAO INVISIVEL
Adam Smithexplica que a “mão invisível” não funcionaria adequadamente se houvessem impedimentos ao livre comércio. Ele era, portanto, um forte oponente aos altos impostos e às intervenções do governo, que afirmava resultar em uma economia menos eficiente, e assim fazendo gerar menos riqueza. Contudo, Smith reconhecia que algumas restrições do governo sobre a economia são necessárias. Este conceito de “mãoinvisível” foi baseado em uma expressão francesa, “laissez faire”, que significa que o governo deveria deixar o mercado e os indivíduos livres para lidar com seus próprios assuntos.
Deve-se saber que Smith não foi um economista ingênuo. Ele estava ciente dos abusos praticados por muitas empresas privadas, e denunciou as formações de monopólios, que ocorrem quando uma firma é a única produtora deum certo produto. Adam Smith também criticou seriamente as conspirações comerciais e cartéis que ocorrem quando um grupo de empresários, produtores de um mesmo bem de consumo, estabelece um determinado preço. Estes fenômenos econômicos poderiam obviamente prejudicar os trabalhos da “mão invisível” onde uma economia funciona melhor quando há bastante competição, resultando em produtos melhores sendofabricados na quantidade apropriada e nos menores preços possíveis.
As teorias econômicas de Adam Smith foram amplamente aceitas, e economistas famosos posteriormente utilizaram-nas em seus trabalhos. Sua obra, A Riqueza das Nações, foi escrita de forma clara e compreensível e foi lida e reverenciada por muitos
CARTEL, PROBLEMA DIANTE DA MAO INVISIVEL
Adam Smith, um antigo e famoso...
tracking img