Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Conceitue e apresente as características da modernidade
É o período que esboça o Renascimento, delineado pelo Paradigma da razão, liberta a humanidade do ceticismo e superstições adotados até então, a manutenção do poder passa a ser pela subjetividade e não pela autoridade.
2- Conceitue apresente as características do Racionalismo do empirismo
O Empirismo é a corrente de pensamento quesustenta que a experiência sensorial é a origem única ou fundamental do conhecimento. Caracteriza-se pela sua origem na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados.
O Racionalismo é a corrente baseada na razão, considera que os fatos não dão a condição de se ter certeza, já que não são fontes de todo conhecinento.
3- Conceitue e caracterize o criticismo Kant.
Éuma crítica as questões não respondidas pelos conceitos de Empirismo e Racionalismo, é o estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento. Para Kant o conhecimento não pode prescindir da experiência, a qual fornece o material cognoscível e nesse ponto coincide com o empirismo. Porém, sustenta também que o conhecimento de base empírica não pode prescindir de elementos racionais,tanto que só adquire validade universal quando os dados sensoriais são ordenados pela razão.

4- Quais são os principais conceitos que fazem parte da teoria do conhecimento kantiana? Apresente os e explique os.
Para superar a contradição entre racionalistas e empiristas,Kant explica que o conhecimento é constituído de algo que recebemos de fora, da experiência (a posteriori) e algo que jáexiste em nós mesmo( a priori)e, portanto, anterior a qualquer experiência.
As formas a priori da sensibilidade ou intuições puras são o espaço e o tempo.Ou seja, o espaço e o tempo não existem como realidade externa, são antes formas priori que o sujeito precisa para organizar as coisas. Dizendo de outra maneira, fora de nós estão as coisas, mas quando percebemos “em cima”, “embaixo” “do lado” ouentão “antes”,”depois”, “durante”é porque temos intuição apriorística do espaço e do tempo,caso contrario não poderíamos percebê-las.
As formas a priori de entendimento são as categorias.Como o entendimento é a faculdade de julgar, de unificar as múltiplas impressões dos sentidos, as categorias funcionam como conceitos puros,que não tem conteúdo,por serem formas a priori, condição deconhecimento.Kant identifica 12 categorias, entre as quais destacaremos três : substancia ,a causalidade e a existência.Quando observamos a natureza e afirmamos que uma coisa “é isto”, ou “tal coisa e causa de outra”,ou “isto existe”,temos, de um lado,coisas que percebemos pelos sentidos, mas, de outro lado,algo lhes escapa, sito é, respectivamente as categorias de substância, de causalidade,deexistência.Essas categorias não vem da experiência, mas são postas pelo próprio sujeito cognoscente.

5- Conceitue e explique a fenomenologia
A fenomenologia é um método e uma filosofia que surgiu com o alemão Edmund Husserl( 1859-1958),cujas principais obras são investigações lógicas, A filosofia como ciência rigoroso,idéias para um fenomenologias para e uma filosofia fenomenológica.Meditaçõescartesianas,entre outras. Influenciou filósofos importantes que seguiram percursos autônomos, entre os quais Martin Heidegger, Maurice Merleau-Ponty e Jean-Paul Sartre.
A fenomenologia critica o empirismo em sua expressão positivista do século XIX e procura resolver a contradição entre corpo e mente e sujeito objeto que se arrasta desde Descartes.
A fenomenologia critica a filosofia tradicional pordesenvolver um metafísica cuja noção de ser é vazia e abstrata, voltada para explicação.

6- Apresente a critica da Escola de Frankfust em relação ao iluminismo e a racionalidade instrumental
A filosofia dos frankfurtianos e conhecida como teoria critica , em oposição a teoria tradicional representada pelos filósofos desde Descartes e cujo racionalismo atingiu seu melhor momento do iluminismo, os...
tracking img