Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A aula de Filosofia teve início às 15:30 do dia 8 de Março, sendo a lição número 42.
Logo no inicio da lição a professora Ana Paula Bandeira pediu à delegada de turma, a aluna Ana Mendes que utiliza-se o cartão da turma para tirar fotocópias, pois estas iriam ser utilizadas durante a aula.
Posteriormente a professora anotou que os alunos, Carlos Silva nº6 e Nadine Sousa nº21 não se encontravampresentes.
De seguida foi ditado o sumário da aula, que foi o seguinte:

* O aluno Carlos Salgado não trouxe o relatório da lição anterior comprometendo-se em trazê-lo na próxima aula.
* Intenção ética e norma moral.
* Análise e interpretação dos textos complemetares 1 e 2 das fotocópias.
* Distinção conceptual entre moral e ética.
* Trabalho prático.

Antes de seriniciada a análise dos textos complemetares das fotocópias, a professora alertou os alunos para os erros cometidos nos testes, nomeadamente a aluna Ana Rita Faustino por não ter atenção às versões dos testes e também à aluna Carina Marques que não terminou o teste, deixando várias perguntas por realizar.
Acrescentou ainda que poucos alunos sabiam o que era a hiearquia dos valores, e por isso haviambastantes testes com notas baixas.
De seguida iniciou-se a leitura e análise do texto complementar 1, no qual a aluna Andreia Diogo se ofereceu para ler.
Foi pedido para que fosse sublinhado a frase: “ essa pessoa não possuí princípios, age oportunisticamente, consoante as vantagens que possa auferir;” esta frase diz respeito aquilo que pode significar dizer “ essa pessoa não possui ética”, ouseja, age de acordo com os seus interesses e com as vantagens que pode colher da sua acção.
Desta pessoa não se pode esperar um comportamento coerente e previsível, esta afirmação diz respeito aquilo que se pode esperar de alguém, pois quando uma pessoa possui valor ético, sabemos o que podemos esperar do comportamento dessa pessoa, pois esta vai agir de acordo com os seus princípios éticosadquiridos.
Podemos dizer que o homem age de acordo com os agentes socializadores, que são essenciais para a socialização. É a partir do processo da socialização que conhecemos os nossos valores. Este processo é um processo de interiorização de normas, valores, costumes, tradições, religião da cultura ou sociedade a que pertencemos.
Temos com agentes socializadores:
* Os pais e familia;
*Escola;
* Grupos pares. ex: igreja, catequese, etc...
* Meios de comunicação social(Media)

Por isso é que para além da dimensão biológica o homem é um ser socio-cultural.
No que diz respeito à dimensão biológica, temos as motivações Primárias/básicas, e o facto do homem ser dotado dessas necessidades biológicas.
Por outro lado o facto do homem viver em sociedade, implica que este tenha deconhecer a cultura dessa mesma sociedade, e de estar integrado nesta.
Se à partida todos sofremos este processo(socialização), temos sempre expectativas em relação ao comportamento dos outros, pois sabemos à partida prever o comportamento de alguém com ética( valores e normas).
Posteriormente, vimos o que a ética deontológica sendo que esta valoriza primeiramente o conceito de dever e sóposteriormente o conceito de bem e as consequências da acções. Significa, portanto, que os juízos morais da acção humana não têm como justificação a obtenção de bons resultados ou a sua utilidade.
Esta teoria avalia as acções do homem em função do seu princípio implícito e independentemente dos seus efeitos, tratando-se assim de uma ética formal, de uma ética do dever.
Vimos como exemplos de códigodeontológico, o caso dos jornalistas, que pretende evitar que os jornalistas se deixem corromper.
Temos que a ética prende-se com a teoria, os principios e valores fundamentais, aquilo que orienta de algum modo a conduta humana.
Agir, prende-se com a moral, a existência de normas ou regras de uma dada sociedade/cultura.
Uma pessoa não tem moral se agir em contradição com os seus princípios.
No...
tracking img