Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]















DISCIPLINA: Sociologia Geral [SOG]




















Pedagogia
2010
MÓDULO I
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas.. O objetivo dasociologia é tornar essas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.
A sociologia estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade; ela explora todas as estruturas sociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais comodesvio, crime, divergência, conflitos, migrações e movimentos sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente; e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e estrutura social.
Através dos tempos , o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo. Contudo, foi apenas no século XVIII que uma confluência de eventos na Europa levou à emergência dasociologia. Quando os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho ao trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas e quando novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias, as instituições da sociedade - emprego e receita, planos de benefícios , comunidade, família e religião - foram alteradas para sempre. Como era de se esperar, as pessoas ficaram inquietascom a nova ordem que surgia e começaram a pensar mais sistematicamente sobre o que as mudanças significavam para o futuro
O movimento intelectual resultante é denominado de Iluminismo. Ainda outra influência por trás do surgimento da sociologia – a Revolução Francesa, de 1789 – acelerou o pensamento sistemático sobre o mundo social. A violência da revolução foi um choque para toda a Europa,pois, se tal violência e influência puderam derrubar o velho regime, o que houve para substituí-lo? Como a sociedade poderia ser reconstruída a fim de evitar tais eventos cataclísmicos? É nesse ponto, nas décadas finais do século XVIII e início do XIX, que a sociologia como uma disciplina autoconsciente foi planejada.
O CAMPO ECONÔMICO: A produção capitalista, que introduziu a máquina à vapor,e a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social. Na Inglaterra, houve a grande evolução das indústrias e das grandes cidades.
A transição da produção artesanal para a manufatureira e desta para a produção fabril, foi o fator principal para o surgimento da sociologia, gerando com isso:
• Migração do campo para acidade.
• O fim da servidão.
• O desmantelamento da família patriarcal
• Introdução do trabalho feminino e infantil na produção industrial.
• O crescimento demográfico das cidades sem a devida infra-estrutura básica.
• Aumento da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência, etc.
• O aparecimento do proletariado como uma nova classesocial.




O CAMPO POLÍTICO A condução da política feudal era fator de estagnação econômica aumentando cada vez mais os níveis de pobreza.
O descontentamento das camadas burguesas.
O feudalismo tinha o poder político mas, não tinha o poder econômico.
A burguesia, no final do século XVIII passa a dominar os setores manufatureiro e comercial, se tornando em categoria econômica maisimportante na França, assumindo o poder com o início da Revolução Francesa, em 1789.
Com isso, a aristocracia entrava cada vez mais em colapso.
O principal acontecimento para acabar o estado feudal foi, a tomada da Bastilha, símbolo do poder monárquico (14 de julho de 1789).
Com isso, a assembléia instituiu a Monarquia Constitucional, (filosofia iluminista inspirada nos moldes da Inglaterra).
A...
tracking img