Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Observe a seguinte afirmação: “A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de idéias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professor meramente técnico e o professor comprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora.
Resposta: O Professor Simplesmente Técnico tem comoobjetivo, transmitir somente o que é proposto em um currículo escolar que lhe foi apresentado previamente, sem se preocupar em levar o aluno a pensar e refletir sobre o tema apresentado. Já um professor comprometido com a educação crítica e emancipatória têm como objetivo principal, levar os alunos a refletir, discutir e ampliar o conhecimento critíco.



2) A Filosofia apresenta diferentesáreas de estudo, dentre elas, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia. Explique cada uma dessas áreas, demonstrando sua relação com o ato pedagógico.

Resposta: Claude Lévi-Strauss é o expoente da corrente estruturalista na Antropologia. Para fundá-la, Lévi-Strauss buscou elementos das ciências que, no seu entender, haviam feito avanços significativos no desenvolvimento de um pensamentopropriamente objetivo. Sua maior inspiração foi a Lingüística estruturalista da qual faz constante referência, por exemplo, a Jakobson.Ao apropriar-se do pensamento estruturalista para aplicá-lo à Antropologia, Lévi-Strauss pretende chegar ao modus operante do espírito humano. Deve haver, no seu entender, elementos universais na atividade do espírito humano entendidos como partes irredutíveis e suspensasem relação ao tempo que perpassariam todo o modo de pensar dos seres humanos.Nesta linha de pensamento, Lévi-Strauss chega ao par de oposições como elemento fundamental do espírito: todo pensamento humano opera através de pares de oposição. Para defender essa tese, Lévi-Strauss analisa milhares de mitos nas mais variadas sociedades humanas, encontrando modos de construção análogos em todas.Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos lingüísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo. Ela trata de um ponto de vista filosófico, da natureza do significado lingüístico, da referência, do uso da linguagem, do aprendizado da linguagem, dacriatividade dos falantes, da compreensão da linguagem, da interpretação, da tradução, de aspectos lingüísticos do pensamento e da experiência. Trata também do estudo da sintaxe, da semântica, da pragmática e da referência. As principais questões investigadas pela disciplina são:

• Como as frases compõem um todo significativo? O que é o significado das "partes" (palavras) das frases?

• Qual anatureza do significado? O que é o significado?

• O que fazemos com a linguagem? Como a usamos socialmente? Qual sua finalidade?

• Como a linguagem se relaciona com a mente do falante e do intérprete?

• Como a linguagem se relaciona com o mundo?



3) Explique, detalhadamente, os três principais verbos atribuídos à educação: informar, discutir e criar.

Resposta: Informação: sempre sepensa primeiro na biblioteca tradicional,ou ate numa discoteca ou videoteca. Alguns centros de informação possuem tambem uma hemeroteca (coeleção de jornais e revistas) e ate computadores para acessar a internet . quando se trata propriamente da escola,pensa-se na tradicional aula de transmissao de conteudo.

Discussao: Como oportunidade de reflexao e critica,por meio de seminarios,ciclos dedebates,a partir de temas indicados pelo momento,segundo Milanesi '' unindo o cotidiano da cidade de seus habitantes ao universo de informação,resultando dai os conflitos necessarios e o salto qualitativo''. A discussão da a necessaria dinamica,que leva a duvida e,consequentemente ,remete a novas buscas de informação.

Os dois primeiros verbos (informar e discutir) so se complementam com o...
tracking img