Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROF. ALEXSANDER / FILOSOFIA

QUESTÕES VESTIBULAR UFU – 2000 À 2010
FILOSOFIA MEDIEVAL
PATRÍSTICA QUESTÃO 9 (ANO 2000 - 2)
A Patrística (séculos II ao V d.C.) é o movimento intelectual dos primeiros padres da Igreja, destinado a justificar a fé cristã, tendo em vista a conversão dos pagãos. Sobre a Patrística pode-se afirmar, com certeza: I- assume criticamente elementos da filosofiaplatônica na tentativa de melhor fundamentar a doutrina cristã. II- considera que as verdades da razão estão sempre em contradição com as verdades reveladas por Deus. III- incorpora as teses da metafísica aristotélica para fundar uma teologia estritamente racionalista. IV- considera a razão como auxiliar da fé e a ela subordinada, tal como expressa a frase de Sto. Agostinho "creio porque entendo". A) IIe IV são corretas. B) I e IV são corretas. C) III e IV são corretas. D) Apenas II é correta.

QUESTÃO 3 (ANO 2002 - 1)
“Diz o profeta: ‘Se não credes, não entendereis’; certamente não diria isto se não julgasse necessário pôr uma diferença entre as duas coisas. Portanto, creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio também entendo”.
Sto. Agostinho. De Magistro. Coleção “Os Pensadores”.São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Explique a idéia central desse fragmento a partir da relação entre Fé e Razão no contexto da Filosofia Patrística.

Sto. AGOSTINHO QUESTÃO 5 (ANO 2000 - 2)
"Assim até as coisas materiais emitem um juízo sobre as suas formas, comparando-as àquela Forma da eterna Verdade e que intuímos com o olhar de nossa mente." (Sto. Agostinho, A Trindade, Livro IX, Capítulo6. São Paulo, Paulus, 1994. p. 299) Esta frase de Sto. Agostinho refere-se à A) teologia mística de Agostinho, que se funda na experiência imediata da alma humana com Deus; B) moral agostiniana que propõe ao homem regras para uma vida santa e ascética, apartada do mundo; C) doutrina da iluminação que afirma que o conhecimento humano é iluminado pela Verdade Eterna, isto é, Deus; D) estéticaintelectualista de Agostinho, que consiste num profundo desprezo pela sensibilidade humana. II) A iluminação divina capacita o intelecto humano para entender que há determinada ordem entre o mundo criado e as realidades inteligíveis. III) Agostinho nomeia as realidades inteligíveis de forma pouco precisa como, por exemplo, idéia, forma, espécie, regra ou razão e afirma, platonicamente, que essasrealidades já foram contempladas pela alma. IV) A iluminação divina exige que o homem tenha intelecto próprio, a fim de pensar corretamente os conteúdos da fé postos pela revelação. Assinale a alternativa que contém somente as afirmações corretas: A) II e III B) I e III C) II e IV D) III e IV

QUESTÃO 5 (ANO 2002 - 2) QUESTÃO 4 (ANO 2001 - 2)
Sobre a doutrina da iluminação divina de Santo Agostinho,considere o conteúdo das assertivas abaixo: I) A iluminação divina dispensa o homem de ter intelecto próprio. Agostinho formula sua teoria do conhecimento a partir da máxima “creio tudo o que entendo, mas nem tudo que creio conheço”. A posição do autor não impede que cada um busque a sabedoria com suas próprias forças; o que ainda não é conhecido pode ser revelado mediante a consulta da verdadeinterior.

PROF. ALEXSANDER / FILOSOFIA
Com base neste argumento, assinale a alternativa correta. A) É incorreto afirmar que a verdade interior que soa no íntimo das pessoas seja o Cristo; e o arbítrio humano é consultado sobre o que não se conhece. B) As coisas que ainda não conhecemos só podem ser percebidas pelos sentidos do corpo e podem ser comunicadas facilmente por intermédio daspalavras. C) A verdade interior está à disposição de cada um e encontra-se armazenada na memória, de modo que o uso da memória dispensa a contemplação da luz interior. D) A verdade interior só pode ser percebida pelo homem interior, que é iluminado pela luz desta verdade interior, que é contemplada por cada um. pela filosofia de Platão, porém, diferencia-se dela em seu aspecto central. Assinale a...
tracking img