Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A gnosiolgia
É o estudo do conhecimento. É o objeto do conhecimento , o próprio conhecimento e a analise: ate que ponto o q conhecemos é a reprodução fiel da realidade?
Conhecer éextrair informações do objeto. É o sujeito se relacionado com o conhecimento. É graças ao conhecimento que o homem tem a comsiêcia de si como ‘ser’’ e de relaciona com seus semelhantes,permitindo a propagação da vida. O homem não si basta a si mesmo sempre necessita de algo.
Para existir o homem tem que inergir -se entregou-se aos seus semelhantes. O cérebro do serhumano permite armazenamento das informações e sua elaboração mental ocorre por meio do raciocinio. A percepção dos objetos é captada pelos sentidos que é codificado e interpretada pelocérebro. Este produz estímulos, que produzem imagens (luz, cor, cheiro, gosto, forma ). Essa realidade percebida pelo ser humano, chama-se fenômenicas.
Para Pitágoras “o homem é a medida detodas as coisas’’ visto é a realidade é constituída pelo homem, ele é o centro do universo, e , depende do conhecimento, ele estabelece a realidade social.
Exercícios
1) Qual arelação entre a gnosiologia e o conhecimento humano? Qual o papel do conhecimento para a vida em sociedade?
2) Explique o fenômeno mental com a realidade chamada fenomênica?
3) O quePitágoras quis dizer com o “o homem é a medida de todas as coisas’’ ?
Resposta
1) A gnosiologia é o estudo de todo conhecimento que possuimos baseado nesse conhecimento criamos nossas própriasidéias;
Adquirindo esse conhecimento e boas idéias podemos viver em uma boa sociedade com mais propagação de vida com nossos semelhantes.

2) Fenômeno mental, o cérebro humano permitearmazenamento das informações em sua elaboração menta, e occorre por meio do raciocínio. Fenomênica produzem gestos imagens como luz, cor, gesto , forma.
3) Segundo pitagoras
tracking img