Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DE SÃO PAULO

Jaison da Silva Sacramento

História da Filosofia

São Paulo 2008

1

FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DE SÃO PAULO

Jaison da Silva Sacramento

História da Filosofia

Projeto de Pesquisa de Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Teologia à Banca Examinadora daFaculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo.

Orientador: Professor Dr. Lawton Gomes Ferreira

São Paulo 2008

2

FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS DE SÃO PAULO

Jaison da Silva Sacramento

História da Filosofia

Monografia aprovada em ____/____/____ para obtenção do título de Bacharel em Teologia.

Banca Examinadora:_______________________________________ Orientador (a) Dr. Lawton Gomes Ferreira

3

DEDICATÓRIA

A minha Esposa Edwane, Pela compreensão e o estímulo Em todos os momentos.

4

AGRADECIMENTOS

A minha Esposa Edwane, ao Professor Dr. Lawton, a FATEAD Pela compreensão e o estímulo Em todos os momentos.

5

PENSAMENTO

"Ninguém deita

remendo de pano novo

em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novorompe o velho, e a rotura fica maior”. Jesus

6

RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido visando a disponibilização de um conjunto de informações, para subsidiar o profissional da Teologia no conhecimento da Filosofia. A palavra Filosofia é de origem grega. É composta por philos e Sophia. Philos significa amizade, amor, enquanto Sophia significa sabedoria. Podemos dizer quefilosofia quer dizer amor à sabedoria e filósofo é aquele que tem amizade ao saber, é o amigo do saber, aquele que preza o conhecimento. A filosofia nasceu da vontade do homem entender melhor a natureza, entender melhor o mundo e os seus problemas. Nasceu da reflexão sobre a vida. O que é a filosofia? A filosofia nasceu da vontade do homem entender melhor a natureza, entender melhor o mundo e os seusproblemas. Nasceu da reflexão sobre a vida. Filosofia é pensamento, indagação, é intrigar-se, interrogar-se, colocar-se no lugar do outro, é querer saber, é ter curiosidade. A filosofia não é a posse da verdade, mas sim a busca dela, a filosofia é uma atitude constante daquele que procura ser sábio. A filosofia é uma atividade que incide no mundo e em nós próprios. A filosofia não é específicade uma idade, tanto filosofam os velhos como os novos. A procura dos velhos é o rejuvenescimento e a procura dos jovens é a segurança, é int5emporal, é uma atitude praticada pelo Homem desde que este é Homem capaz de pensar. A filosofia é cuidar da alma, é um meio de adquirir a felicidade. É uma atividade de questionar o real e as evidências. A estranheza é aquilo que vai levar o Homem afilosofar. Estranhar é espantar-se e o espanto é o inicio da filosofia.

7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 1 1. OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS ......................................................................... 2 1.1. ESCOLA JÔNICA........................................................................................................... 3 1.2. AS ESCOLAS ITALIANAS ............................................................................................... 4 1.2.1. Pitágoras e o pitagorismo ................................................................................... 4 1.2.2. A escola eleática.................................................................................................. 6 1.3. SEGUNDA FASE DO PENSAMENTO PRÉ-SOCRÁTICO ....................................................... 6 1.3.1. A escola atomista ................................................................................................. 6 1.3.2. Monismo x mobilismo: Heráclito x Parmênides ................................................. 7 1.4. SÓCRATES E OS SOFISTAS...
tracking img