Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFRAN
UNIVERSIDADE DE FRANCA

FILOSOFIA NAS ESCO

ROSELI ARAUJO RIBEIRO

A Filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos
O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência.
Quer dizer que a Filosofia não é uma simples arte de formar,
De inventar ou de fabricar conceitos pois, os conceitos,
não são necessariamente formas, achados ou produtos.
AFilosofia mais rigorosamente,
E a disciplina que consiste em criar conceitos.
(G. Deleuze e F. Guattari, o que é a Filosofia?
RJ: Ed. 34, 1992, p. 10-1



Desenvolvimento

Em Dezembro de 1996, foi aprovada a Lei número 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que os estudantes do ensino médio devessem ter acesso aos “conhecimentos de Filosofia eSociologia necessários ao exercício da cidadania”.
Mas a lei não afirmava que esses conhecimentos devessem estar disciplinarmente inseridos no currículo. De algum modo, o dispositivo legal responde aos debates de 1980: “afirmar a importância da Filosofia na formação cidadã é responder à demanda por uma formação crítica; e não afirmá-la como disciplina significa ressaltar seu caráter interdisciplinar.Naqueles anos de debates acalorados entre os defensores de sua inclusão e aqueles que se colocavam contrários, afirmando que não teríamos professores bem formados em número suficiente para dar conta da tarefa, misturavam-se com discussão mais ampla em torno do retorno do país à democracia.
Dois argumentos chamaram a atenção para a volta da Filosofia ao currículo: o primeiro afirmava-se que essadisciplina seria importante na formação da consciência crítica dos estudantes; segundo, que a Filosofia possui um caráter interdisciplinar e poderia contribuir para o dialogo entre as varias disciplinas do currículo.
Porem, o Conselho Nacional de Educação aprovou uma Resolução que determina que no prazo de um ano as escolas operam com currículos disciplinares deverão introduzir disciplinas deFilosofia e Sociologia. No caso da Filosofia, isso já é realidade nas redes públicas da maioria dos estados do país.
Ficamos então desafiados: como ensinar Filosofia? Mais do que isso como ensinar da maneira significativa Filosofia para os estudantes?
No século XIX, um filosofo alemão, Friedrich Nietzsche, em 1874 fez um alerta importante como educador ele denunciou o ensino da Filosofia em suaépoca. Segundo Nietzsche, o Estado alemão havia investido na Filosofia décadas atrás, por exemplo, na época de Hegel, quando precisava de suporte para sua consolidação. Mas no final do século XIX, já consolidado, ensinava-se uma Filosofia completamente afastada da vida dos jovens estudantes.
Segundo o filosofo, o resultado era que os estudantes decoravam os sistemas e suas refutações as vésperasdo exame, faziam a prova e esqueciam tudo em seguida. Essa era o desprezo pela Filosofia, algo que se decora para passar num exame e esquecer em seguida.
No Brasil de nossos dias, este é o desafio: como não temos um currículo definido para a Filosofia, a abertura é muito grande, e os desafios são enormes. Um risco é justamente, o de cairmos num ensino enciclopédico, como aquele criticado porNietzsche
mais de cem anos atrás.
E não é um risco assim tão pequeno, algumas universidades têm introduzido provas de Filosofia em seus exames vestibulares, com um programa que abarca praticamente toda a história da Filosofia.
Sendo assim para as escolas de ensino médio definir um currículo para a disciplina de Filosofia, que seja um panorama histórico a ser descortinado em um ou dois anos, éapenas um passo para um ensino enciclopédico, como esse teria muito pouco a dizer ao jovem brasileiro, levando novamente ao desprezo da Filosofia.
Voltando a pergunta: Como ensinar de maneira significativa Filosofia para os estudantes? Partindo do ponto que os dicionários definem o educador como instrutor, professor, mestre, pedagogo. E o educando como colegial, aluno, discípulo.
Optamos por...
tracking img