Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Amor e sua conexão com a filosofia

Meditações do Quixote, p. 39, 47, 51, 53

Minha circunstância é parte constitutiva de mim mesmo. Tenho que amar minha circunstância como a mim mesmo,para compreendê-la.
Nestes ensaios eu quisera propor aos leitores mais jovens que eu, únicos aos quais posso, sem imodéstia, dirigir-me pessoalmente, que expulsem de seus ânimos todo hábitoodiento e aspirem fortemente a que o amor volte a gerir o universo.
Para intentar isso não vejo à mão outro meio, exceto apresentar-lhes sinceramente o espetáculo de um homem agitado pelo vivo afãde compreender. Dentre as várias atividades do amor há somente uma que posso pretender. Dentre as várias atividades do amor há somente uma que posso pretender comunicar aos demais: o afã decompreensão.
[...]
O homem rende o máximo de sua capacidade quando adquire plena consciência de suas circunstâncias. Por elas se comunica com o universo.
A circunstância! Circum-stantia! Ascoisas mudas em nosso próximo derredor! Muito perto, muito perto de nós levantam suas tácitas fisionomias com um gesto de humildade e anelo, como necessitadas de que aceitemos sua oferenda e, ao mesmotempo, envergonhadas pela simplicidade aparente do donativo. E andamos cegos entre elas, o olhar fixo em remotas empresas, projetados para a conquista de longínquas cidades esquemáticas.
[...]Havemos de buscar para a nossa circunstância, tal e como é, precisamente no que tem de limitada e peculiar, o lugar acertado na imensa perspectiva do mundo. Não nos deteremos perpetuamente emêxtase perante os valores hieráticos, mas conquistaremos para nossa vida individual o posto oportuno entre eles. Em suma: a reabsorção da circunstância é o destino concreto do homem.
Minha saídanatural para o universo abre-se pelos desfiladeiros de Guadarrama[1] ou o campo de Ontígola. Este setor da realidade circunstante forma a outra parte da minha pessoa: só através dela posso...
tracking img