Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A construção histórico-filosófica do conceito de infância

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp. Profª Ma. Mariciane Mores Nunes

Jundiaí/SP
2009
Introdução

Este artigo vai nos ajudar a entender os fundamentos da educação infantil, veremos o resultado dafalta de estrutura de uma família, causando um desequilíbrio moral e psicológico em uma pessoa.Como no caso do filme miss sunshine onde nos mostra claramente uma criança com um abandono intelectual, onde os pais pensam a todo o momento em si próprio, em seus problemas cotidianos, se esquecendo da sua própria família.

E citando o filme Lolita vamos ver que é um caso de abandono intelectual everemos um caso de pedofilia, pois, a menina é criada pela mãe sem atenção e carinho não tem diálogo com a mãe, entrando em uma fase da pré-adolescência assim como todas as adolescentes curiosas ela não tem controle nenhum da sua sexualidade.

A construção histórico-filosófica do conceito de infância”

No filme miss sunshine nos conta uma história de uma família que tem uma filha na idadede 07 anos que se chama Oliver, que sonha em ganhar um concurso de beleza que se chama à pequena miss sunshine, porém a pequena Oliver é uma criança gorda e muito desengonçada, para os profissionais de beleza ela não está nos padrões.Mas a pequena é classificada, sua tia a escreve no concurso, que Oliver participou quando foi passar as férias na casa da sua tia, então ela é selecionada pois umadas participantes desiste do concurso.

Porém ela é incentivada pelo seu avô para participar do concurso, seu avô é quem ensina pra ela a coreografia da dança, sem pensar nas conseqüências que poderiam ocorrer. Ele é uma pessoa que morava em um azilo, mas foi expulso pela má conduta, ele era usuário de drogas.

E desde então veio morar com seu filho, mas ele não estava satisfeito comnada, tudo questionava e só ele estava certo. A mãe queria ser honesta em tudo, porém, tinha um segredo ela era uma fumante compulsiva, ela tinha que dá conta de toda a família, inclusive de seu irmão que veio morar com eles depois de tentar um suicídio, por que estava apaixonado pelo seu aluno.

O pai um homem obcecado por seu trabalho, tinha um espírito de competição a onde ele não aceitavaperder, acreditava que o método dele ajudaria as pessoas à não serem perdedoras.

O filho um adolescente rebelde que tinha feito um voto de silencio, já fazia nove meses, porque ele queria entrar na escola da força aérea.

Este filme chama a nossa atenção para um fato importante, quando fala sobre o concurso de beleza infantil, temos que ver que isto trás um perigo para as crianças isso fazcom que esqueçam da inocência de cada criança, pois incentiva as meninas a uma competição feroz onde são mostradas como pequenas deusas em um modelo de roupa e maquiagem erotisadas como se fossem pessoas adultas.

Pois as mães querem que as filhas vivam um sonho que elas não poderão viver em seu passado, esquecendo que isto pode trazer para as crianças uma frustração causando doençaspsicológicas e fisiológicas. Por exemplo, a anorexia, bulimia, depressão.

E então começaram a viajem de três dias entre o novo México e a Califórnia, passando por diversas dificuldades, eles viajaram em uma Kombi velha, depois de algum tempo eles pararam em uma lanchonete, a onde Oliver pede um sorvete, o pai a repreende dizendo, que se ela quer vencer o concurso ela não poderia tomar o sorvete,por que miss não toma sorvete, e então ela decidiu não tomar sorvete e fica triste.

Mas o avô dela pega o sorvete e todos começam a tomar o sorvete de modo a incentivá-la, e então ela toma o sorvete. Percebemos que isso é o que vemos de comum nas famílias exigentes que seus filhos, os pais não se importam com as conseqüências futuras dessa privação, o que tem de mais uma criança em...
tracking img