Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Pólo de Rio Claro

Fundamentos Históricos Teóricos metodológicos do Serviço Social I

Desafios de aprendizagem 2º semestre.
Professora Presencial Taís Cristina Andreolli
Professora EAD. Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Ma. Laura Márcia Rosa dos Santos

Integrantes do Grupo:
RA: 3356566659 Analicia Joly TalaricoRA: 3385575060 Joilma Claucia Caetano
RA: 3354563722 Bernardina de Sales Valério Kiyomoto
RA: 3356566135 Madge Aparecida da Silva Ferreira

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS PERSPECTIVAS ATÉ A DÉCADA DE 1970
A década de 20, em todo o continente latino-americano, destaca-se pela ascensão de novas classes sociais (burguesia e proletariado), pelas relações de produção sustentada pelaexploração da força de trabalho (através do regime de assalariamento), pela dinamização da industrialização e pela crescente entrada de capitais norte-americana.
Os trabalhadores começam a se organizar aumentando assim o seu poder de força e de pressão, desvelando as conseqüências do sistema capitalista e apresentando um novo projeto de organização da sociedade.
A correlação de forças entre asduas principais classes sociais exigia a construção de alternativas para lidar com essa nova realidade social e manter a hegemonia da burguesia, visto que a relação entre esta (representada pelo Estado) e a classe trabalhadora vinha ocorrendo com o uso de repressões e concessões.
O estado passava a assumir funções de ordem político-econômicas e sociais, o que impunha a construção de uma novaestrutura. Na busca de alternativas para lidar com o movimento popular e dos trabalhadores o Estado passa a intervir na forma e na manutenção da classe trabalhadora e, coerente com a postura adotada na utilização de repressão e concessão a burguesia concordava com a aprovação de uma legislação trabalhista, cujo conteúdo e a própria aprovação fora resultado das lutas dos trabalhadores, travadas desde osprimórdios de industrialização.
Apesar das medidas destinadas ás classes populares e trabalhadoras, toda a ação do Estado protegia os interesses burgueses, em todo o processo de infra estrutura necessária à instalação de indústrias.
Em especial a expansão capitalista Chilena, que passou a explorar o cobre após o salitre. Quando começa um movimento de resistência e luta por melhores condiçõesde trabalho e salário. As usinas salitreiras foram deixando de funcionar e com isso vieram as questões
sociais como: desemprego, miséria migrações , crescimento urbano desordenado, migrações de trabalhadores rurais, epidemias etc.
Foram estas as condições necessárias para o surgimento e a legitimação de novos agentes sociais para trabalharem para este novo fenômeno social.
Foi criada aprimeira escola de Serviço Social no Chile, 1925, fundada pelo médico Alejandro Del Rio, que em sua profissão, em seu cotidiano profissional lidava com os problemas decorrentes das condições materiais de existência, ou seja, suas funções sociais desempenhavam importantes funções no interior do aparelho estatal.
Não foi uma exclusividade do Serviço Social, visto a relação de subordinação dos paísesconsiderados subdesenvolvidos aos países classificados como de primeiro mundo. Assim, a influência ocorreu também no direito, na educação entre outras áreas.
No início do capitalismo a Europa era o exemplo e o ideal a ser alcançado, tanto em organização da sociedade como na construção de novas idéias e valores. Dessa forma, a influência européia, nas origens do Serviço Social, é explicada por essarelação de subordinação dos países latino-americanos ao continente europeu.
Carlos Montaña (lê-se montanho) apresenta 2 teses para elucidar a natureza profissional do serviço social: Perspectiva.
Endógena ou Conservadora e Perspectiva Histórica-Crítica. Ambas são claramente opostas.
A 1° está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e filantropia, das “damas de...
tracking img