Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP UNIDADE ANÁPOLIS

JORDAN DE SOUZA–RA-2061121116

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

ÁNAPOLIS-2010

JORDAN DE SOUZA

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Atividade Prática Direcionada e apresentada à disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social como requisito para a atividade de desafio de aprendizagem do 2º período do Curso de ServiçoSocial da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de expor a importância da Filosofia , por ser a primeira ciência que os homens na antiguidade começaram a se dedicar, originando desde então vários outros ramos que estudam as ciências, para o entendimento e desenvolvimento da humanidade.

Desafio de Aprendizagem

A filosofia antiga nasceu de uma necessidadede se explicar o mundo com explicações reais, sem buscar explicações no mitológico, no incompreensível, derrubando assim o mito, para introduzir uma nova forma de analisar e compreender o mundo e seus fenômenos. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. A filosofia é a mãe de todas as ciências, pois hoje todas as áreas da ciência que estudamos se denominaram da filosofia. O método da FilosofiaAntiga é a compreensão racional da totalidade do ser. Isto quer dizer, que diferente das explicações místicas ou religiosas, os filósofos devem fundar suas pesquisas e argumentos sobre o raciocínio lógico, buscando as causas dos fenômenos. O objetivo da Filosofia Antiga é bastante pretencioso: conhecer e contemplar a verdade, ou seja, conhecer racionalmente sem se envolver com o objeto conhecido,olhar e conhecer a realidade a partir de um ponto de vista abstrato fora do real. Esta é a marca fundamental da Filosofia Antiga que condicionou o Ocidente. A Filosofia Antiga dava muito conhecimento sobre todos os aspectos e isso assustava muito algumas pessoas, principalmente na política, com a Filosofia Antiga é possível explicar muitas coisas do mundo sem história. Os pré-socráticos são filósofosque viveram na Grécia Antiga e nas suas colônias, assim são chamados, pois são os que viveram antes de Sócrates. Muito de suas obras não está disponível. O primeiro filósofo em que temos uma obra sistemática e com seus livros completos é Platão, depois Aristóteles, são chamados de filósofos da natureza, que prevalecia na época, adotando uma forma científica de pensar.

Alguns se propuseram aexplicar as transformações da natureza. Tinha preocupação cosmológica, a maior parte do que sabemos desses filósofos são encontradas na doxografia (comentários) de Aristóteles, Platão, Simplício e na obra de Diógenes, Laércio (século lll a. C.), vida e obra dos filósofos ilustres. A partir do século Vlll a. C., há uma revolução monetária DA Grécia e advêm a ela inovações científicas. Isso colaboroucom uma nova forma de pensar mais racional. Os présocráticos inspiraram a interpretação de filósofos contemporâneos como Nietzsch, que nos iluminou com sua obra. A primeira vista entendemos a filosofia como algo sem explicação e fora da realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobrequestões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência, indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem. Essas inquietações decorrem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo, em busca dessa compreensão criamos novos significados questionando e tecendo uma teia de ralações cada vez maisabrangentes que nos indiquem respostas, mesmo que provisórias. Desta forma, o primeiro passo, para a filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos

aparentemente banias para buscarmos seus fundamentos. O contexto do mundo atual impõe um grande desafio para a formação de pessoas com...
tracking img