Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 COMENTE A AFIRMAÇÃO 4
2.1 “Não há atividade “moral” autônoma; a moral é uma relação entre as atividades humanas”. 4
3 O QUE É MORAL E COMO ELA ATUA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO 6
4 SER ADMINISTRADOR ÉTICO FAZ A DIFERENÇA 7
4.1 Importância de conhecer os fundamentos éticos para administrador de empresa 7
5 CONCLUSÃO 9REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
Vivemos num mundo globalizado e fazemos parte de uma sociedade complexa. Ao longo de toda a vida, nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam apenas nosso senso moral, mas também põem à prova nossa consciência moral, pois exige que decidamos o que fazer que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas asconsequências decorrentes de nossas ações. Portanto, a consciência moral é o resultado de nosso senso moral.
Sabemos que uma pessoa capaz de agir eticamente nem sempre o faz de fato, assim como uma pessoa capaz de raciocinar logicamente nem sempre pensa de acordo com as normas lógicas. Piaget deixou intocado o mistério de por que mesmo uma pessoa que tenha as condições necessárias para a ação moralnem sempre age eticamente. (Freitas, 1999).
O homem como um ser social, se desenvolve sustentado no conjunto de valores e estabelece padrões para seu crescimento e sua inserção na sociedade. Dentre estes valores, destacamos os morais, pilares fundamentais para a conformação da sua personalidade. Estes cumprem o papel de estabelecer as regras de conduta que vão possibilitar a adequada convivênciados indivíduos em um ambiente social equilibrado, onde o interesse do grupo se confronte com os interesses dos indivíduos. Portanto, é essencial que o administrador de empresas conheça os valores da sociedade e tenha uma conduta moral e ética, colaborando para que se estabeleça um ambiente adequado para as relações e negócios da empresa.
Na atualidade, as novas tecnologias com os avanços da ciênciatêm afetado os valores, causando intercâmbio e novas condutas entre os homens, especialmente em função do nível de comunicação e da quantidade e qualidade das informações.
2 COMENTE A AFIRMAÇÃO
2.1 “NÃO HÁ ATIVIDADE “MORAL” AUTÔNOMA; A MORAL É UMA RELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES HUMANAS”.

A moralidade diz algo acerca do caráter do sujeito, sem deixar de revelar os contornos de sua vidaintersubjetiva, isto é, o modo como o eu interage com o outro.
Somos sujeitos que interagem uns com os outros, dotados de pensamentos, percepções, sentimentos, desejos e motivações. Agir, sentir e pensar, não apenas definem o caráter próprio do ser sujeito, mas também delimitam os contornos e a amplitude de sua autonomia no mundo moral.
O termo autonomia origina-se da composição do pronome reflexivogrego autos (próprio, a si mesmo) com o substantivo nomos (lei, norma, regra), significando a capacidade de cada cidadão (ou cidade) se autogovernar, elaborar suas leis e erigir os preceitos que irão orientar a sua ação.
Saber como realizar autonomia no convívio social, depende de inúmeras variáveis, tais como: circunstâncias da ação, motivação voluntária, escolha consciente, percepção sensorial,decisão independente, interesse e desejo de se inserir num mundo moralmente compartilhado, cumprindo os deveres que constituem a vida em sociedade.
Sujeito, autonomia e moral são, pois, grandezas que se associam para tornar o homem condutor do seu próprio destino.
A moral nos coloca em face do mundo e nos indica o que devemos fazer para fugir da dor e da destruição às quais estamos sujeitos. Nãohá, pois, vida humana sem padrões normativos de comportamento. Impomos regras aos outros, mas também a nós mesmos, como forma de ampliar nossas chances de sobrevivência, maximizar prazeres e atenuar sofrimentos.
A idéia de autonomia já se encontra presente no mundo grego como produto de uma deliberação racional, cujo fim consiste no exercício das virtudes ou na conquista da excelência moral....
tracking img