Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Método Cartesiano: evidência, análise, síntese e desmembramento
A primeira regra é a evidencia: jamais aceitar uma coisa como verdadeira que eu não soubesse ser evidentemente como tal.
A segunda, a regra da análise: dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas partes quantas possíveis e quantas necessárias para melhor resolvê-las;
A terceira, a regra da síntese: conduzir porordem meus pensamentos, a começar pelos objetos mais simples e mais fáceis de serem conhecidos, para galgar pouco a pouco, como que por graus, até o conhecimento dos mais complexos,.
E finalmente a quarta: fazer em toda parte enumerações tão complexas e revisões tão gerais que eu tivesse certeza de nada ter omitido”.

Evidência: Idéia clara de distinta
Uma idéia será válida ou adequada namedida em que for evidente, isto é, clara e distinta. Porem, para que haja conhecimento é preciso algo mais, é preciso que as idéias sejam representações, ou seja, correspondam a objetos dos quais são idéias: uma idéia é sempre uma idéia de algo.

Se eu não souber julgar eu não garanto o meu bom senso
Bom Senso ou Razão - Em Descartes é a capacidade de julgar. É o que há de mais bem
compartilhadoentre os homens porque mesmo aquele que julga que deve ter mais bom senso, ainda assim já apresenta o suficiente para estar fazendo esse mesmo julgamento.

Lugar e data do nascimento da filosofia
Final do século VII a.C e início do século VI a.C, nas colônias gregas da Ásia Menos (particularmente as que formavam uma região denominada jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Talesde Mileto.

3 maneiras de o mito ser narrado: encontrar o pai e a mãe. Encontrando rivalidades e alianças, recompensas e castigos
1º: Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, isto é, tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. Essas relações geram os demais deuses, os titãs os heróis, os humanos, as plantas, os animais, as qualidades. A narração daorigem é, assim, uma genealogia, isto é, uma narrativa da geração dos seres, das coisas, das qualidades, por outros seres, que são seus pais pais ou antepassados.
2º Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que fazem surgir alguma coisa no mundo. Nesse caso, o mito narra ou uma guerra entre as forças divinas, ou uma aliança entre elas pra provocar algumas coisas no mundo dos homens.3º Encontrando as recompensas ou castigos que os deuses dão a quem lhes desobedece ou a quem lhes obedece.

Pré-socráticos
A denominação “filósofos pré-socráticos” é basicamente cronológica e designa os primeiros filósofos, mencionados no capítulo anterior, que viveram antes de Sócrates. A maioria das obras pré-socráticas se perderam na antiguidade, já que a tradição filosófica grega em seusprimórdios valorizava mais a linguagem falada do que a escrita.

Escola Jônica: Interesse pela Physis (teorias da natureza)
• Tales de Mileto: primeiro filósofo, iniciou a visão de mundo e do estilo de pensamento que passamos a entender como filosofia. Explicou a natureza a partir de elementos dela mesma. Formulou a teoria da água como elemento primordial.
• Anaximandro: Propôs o apeíron(ilimitado ou o indeterminado) como primeiro princípio, pioneiro na noção de arqué (princípio único).
• Anaxímenes: Ar como princípio único (pneuma), uma vez que é incorpóreo e se encontra em toda parte.
• Xenófanes: Todas as coisas se originam da Terra.
• Heráclito.

Escola italiana: Visão de mundo abstrata. Menos voltada para explicação atravéz da natureza, prenunciando em certo sentido osurgimento da lógica e da metafísica
• Pitágoras: transição do pensamento jônico para o da escola italiana, representa a permanência de elementos míticos e religiosos no pensamento filosófico. Doutrina segundo a qual o número é o elemento básico explicativo da realidade, podendo-se contatar uma proporção em todo o cosmo, o que explicaria a harmonia do real garantindo o seu equilíbrio.
• Parmênides....
tracking img