Filosofia

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
A filosofia começa como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e entendê-lo de forma radical; começa como uma reivindicação de liberdade que se dá por várias capacidades dotadas pelohomem, e entre elas, está a razão que é considerada pelo filósofo, a capacidade mais importante do ser humano. E se há liberdade, deve haver uma motivação e um quadro valorativo que oriente o uso dela edesde o inicio, o valor fundamental que dá sentido à indagação é a verdade. A filosofia é uma busca da verdade, uma busca de sentido.
O filósofo aprofunda ao máximo o seu questionamento conseguindoentão ir muito além dos limites da ciência que é limitada pelo observável. O filosofo pode ir mais longe, acabando por se expor mais ao erro, mas abrindo muitas vezes vias que mais tarde a ciênciairá explorar com sucesso. A filosofia vai até a raiz dos problemas e isso faz dela uma ciência radical.
O filósofo vê o mundo à sua maneira e questiona a partir de suas inquietações, fazendo com que opensamento filosófico seja totalmente pessoal. Ele se envolve completamente em seu questionamento para tentar compreender e livrar-se de tais inquietações a fim de fazer uso pleno de sua liberdade,seguindo um caminho de independência frente aos poderes que limitam a relação dos homens com o mundo, demonstrando aí, autonomia filosófica.
A filosofia é também universal, pois visa compreender oudeterminar o princípio ou princípios de todo o real. Mesmo quando um filósofo incide sua reflexão sobre um aspecto particular, o que em última instância procura entender é a totalidade e não simplescasos particulares.
Como a principal essência da filosofia é o questionamento, é saber buscar a verdade, se torna peça fundamental e de grande importância para o serviço social, uma vez que oassistente social não vai intervir na realidade se não conhecer a causa. Segundo Baptista, é importante entender que o saber que deriva da prática profissional não se coloca imediatamente de modo pronto e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!