Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NININ, Guimarães Otília Maria.
PUC - COGEAE/UNIP-SP/CNSD – SP
Educação em revista/Belo Horizonte/nº48/p.17-35/dez.2008
Professora PUC- COGEAE cursos de extensão Universitária; doutora emLingüística Aplicada e Estudo da Linguagem PUC-SP, integrante de grupos de pesquisa na PUC-SP, em EAD e Linguagem e Educação; Coord. Ped. Curso de letras na UNIP; Diretora Ped. CNSD-SP. Email:otilianinin@terra.com.br
É abordado a problemática de como o professor trabalha com pesquisa, exigindo dos alunos apenas o conteúdo com prazos determinados. E na verdade a pesquisa deve ser acompanhada peloeducador, tornando o aluno um investigador crítico do conhecimento.
No entanto, há professores que estão presos as formas convencionais e ultrapassadas, nas quais o professor é um mero transmissor deconhecimento, não levando em conta que é necessário rever esses conceitos, e intervir junto aos alunos realizando formas diferentes e inovadas de pesquisa, assim trazendo para eles condições de adquiriro verdadeiro conhecimento.
Para que os alunos aprendam o significado verídico de pesquisar, é necessário os professores se integrarem e fazerem a mediação adequada, abrindo caminhos para os alunostornarem-se investigadores, os questionando e deixando que eles questionem ultrapassando o saber do acúmulo de conteúdos.
Com isso chega-se ao ponto de ver professores capazes de discutir asquestões relacionadas à pesquisa e revendo suas praticas educacionais, tendo mais compromisso em relação a importância de seu papel como educador.
A autora retrata os problemas que envolvem a pesquisa, naforma, como é trabalhada pelo professor em sala de aula.
Observamos como o assunto é visto pelos alunos e a forma mais eficaz para trabalhá-lo inserindo métodos diferentes e atualizados para tornaralunos mais críticos e conhecedores do que é pesquisar.
Demo (204,p.9) considera a pesquisa uma proposta formativa essencialmente, e não apenas tática de conhecimento [...] Levando-nos a ver a...
tracking img