Conhecimento é a relação entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.
Osujeito que conhece apreende o real pela razão, pelo discurso

INTUIÇÃO:
É o ponto de partida do conhecimento que estádentro de todos nós, embora nem todos saibam utilizá-la.
O físico Albert Einstein, considerado o maior intuitivo da história,enfatiza o valor do potencial intuitivo. Para ele, a matemática era pura intuição (razão), inclusive afirma que a teoria darelatividade, lhe foi revelada por meio da intuição.
3 tipos:
INTUIÇÃO SENSÍVEL: é o conhecimento dado pelos órgãos dossentidos: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões. Ex.: sentimos que faz calor, vemos que o sapato é rosa, ouvimoso som do violão.
INTUIÇÃO INVENTIVA: do sábio, do artista, do cientista quando descobrem uma nova hipótese.
INTUIÇÃOINTELECTUAL: é a intuição com uma base racional, por exemplo na intuição sensível é sentido o odor de uma margarida e de uma rosa,na intuição intelectual você difere os odores.

CONHECIMENO DISCURSIVO
É aquele que se dá por meio de conceitos,conjunto de idéias, juízos e raciocínios que levam a uma conclusão.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Filosofia - o conhecimento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-o-Conhecimento/28753.html

MLA

"Filosofia - o conhecimento" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-o-Conhecimento/28753.html>.

MLA 7

"Filosofia - o conhecimento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-o-Conhecimento/28753.html>.

CHICAGO

"Filosofia - o conhecimento." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofia-o-Conhecimento/28753.html.