Filosofia e ética -APU - AA1

416 palavras 2 páginas
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

Os gregos inventaram a filosofia devido à sua necessidade de resolver não só os seus problemas individuais, mas sim os problemas de todos. O povo grego foi o primeiro a preocupar-se com a coletividade, de forma que a solução para qualquer problema apresentado pudesse ser pensada a fim de ser aplicada a todos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Enfim, os gregos não inventaram a filosofia pelo simples prazer de satisfazer sua curiosidade, mas para que ela fosse usada como instrumento capaz de solucionar problemas práticos, éticos e políticos.

2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

No senso comum, filosofia pode ser entendida como uma maneira de pensar ou um modo de viver, o que pode ser percebido pela expressão “filosofia de vida”, comumente utilizada quando uma pessoa fala sobre a forma como um indivíduo ou grupo vive e sobre os preceitos que norteiam sua vida. Tal senso comum é muito mais amplo ou vago – dependendo do ponto de vista –, que o conceito grego de filosofia. Etimologicamente, a filosofia é o “amor ao saber”. De forma mais prática, a filosofia concebida pelos gregos é a busca, fundamentada na razão, da verdade e de meios para solucionar os problemas da vida em sociedade, sejam eles éticos e/ou políticos, e não somente um modo particular de viver ou pensar sobre a vida, como diz o senso comum.

3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

Tanto a filosofia quanto a ciência moderna baseiam-se na razão, que seria um fundamento sólido para a solução segura e vigorosa dos problemas, o que não

Relacionados