Filosofia E L Gica162

394 palavras 2 páginas
Filosofia e Lógica162
Esta unidade visa abordar um tema muito importante em nossa época, aquestão da ética e da moral. O que é ética? O que é moral? As respostas para essasquestões podem ser vislumbradas por intermédio da distinção fundamental entreética e moral. Então, vamos examinar o que esses conceitos significam?
OBJETIVOS DA UNIDADE: • constituir uma reflexão sobre o significado dos conceitos de ética e moral;• compreender o significado dos valores morais, para a partir desses,examinar os conceitos de moral e de ética.
PLANO DA UNIDADE: • Os valores morais: O argumento principal da Filosofia Moral.• A Moralidade e o seu campo de atuação.• A Ética e o seu campo de atuação.• A Liberdade como um problema ético e moral.Bons estudos!

Filosofia e Lógica163
1-

Os valores morais: o argumento principal da filosofiamoral
O seguinte texto é do Filósofo Nowell-Smith (1966, p.11-12,). Vejamos comoele expõe a sua conceituação sobre os valores:
“Imagine-se que alguém me pedisse um código moral por ondepautar a sua vida. Eu responderia como Aristóteles fez – “Nãoposso dar-lhe um código; observe os homens melhores e maissábios que você possa encontrar e imite-os.”
Bem, podemos perceber na citação acima que a questão dos valores possuiuma correspondência direta entre a conduta a ser seguida por alguém. Ora, mascomo avaliar se a conduta de alguém merece ou não ser seguida? Assim, como nacitação do Filósofo Nowell-Smith sobre Aristóteles: como posso saber quem é sábioou mais sábio para que eu possa me espelhar ou imitar?
IMPORTANTE
Essa é uma questão que diz respeito ao ato humano de valorar ascoisas. O âmbito dos valores faz parte da existência humana. O ato devalorar é uma constante entre nós. Estamos a todo o momento fazendo avaliaçõessobre as coisas e pessoas que nos cercam. Por exemplo: “Este computador é lento,não corresponde ao que espero” ou “Esta disciplina é muito atrativa”, ainda mais“Acho que o Presidente da República agiu corretamente ao pronunciar

Relacionados