Filosofia e suas propostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga, no século VI a.C. Nessa época, vários pensadores importantes tiveram destaque em suas respostas originais a cerca da realidade última das coisas como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras. Empenharam-se em responder, racionalmente, questões acerca das origens e características do verdadeiro conhecimento, daobjetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses). Na antiguidade, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica e muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.

O conceito de "filosofia" sofreu várias alterações no transcorrer da história. As concepções do que seja afilosofia e quais são os seus objetos de estudo também se alteram conforme a escola ou movimento filosófico. Essas variações acabam por impossibilitar a elaboração de uma definição universalmente válida de filosofia. Definir a filosofia é filosofar sobre a própria filosofia. Segundo o sociólogo e filósofo alemão Georg Simmel “um dos primeiros problemas da filosofia é o de investigar e estabelecer a suaprópria natureza”. É nela que se estuda os problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem. Em grego, filo significa amizade/amor; sofia significa conhecimento, portanto, filosofia = amor ao conhecimento. A filosofia possui subáreas, entre elas as mais tradicionais são: a metafísica (além do físico, conceitossuprassensíveis, abstratos); a epistemologia (que é a teoria do conhecimento, estuda a estrutura, origem, método e validade do conhecimento); a lógica (que é a argumentação coerente); a ética (trata das distinções entre o certo e o errado); a estética (ou filosofia da arte, que questiona, inclusive, o próprio conceito de belo); e a filosofia política (que investiga os fundamentos da organizaçãosociopolítica e do Estado.

A filosofia como ciência que estuda a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, distingue-se da mitologia e da religião, pois se baseia na razão; também não pode ser comparada com as pesquisas científicas, porque não se baseia em experiências investigativas empíricas. Seus métodos são a argumentação lógica, a análise conceitual e as experiências de pensamento.Em sua evolução histórica, a filosofia contribuiu para o rompimento de uma visão mítica de mundo. Na sociedade grega, as narrativas míticas tinham a função social de promover concepção de mundo de natureza religiosa, concepção esta que respondia às principais indagações existenciais que desde sempre inquietaram o espírito humano, como os fenômenos naturais, eventos históricos e os eventosmarcantes da vida humana como nascimento, casamento, doença e morte. Os mitos se organizavam em narrações, imagens e seres particulares como deuses e semideuses. Os filósofos gregos tentaram com afinco elaborar concepções de mundo que fossem isentas de contradições e imperfeições lógicas e a filosofia inaugurava o discurso argumentativo, abstrato e universal.



2. ALGUMAS DEFINIÇÕES:Consciência: segundo o dicionário Houaiss, podemos entender que: 1. É a capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações; 2. Testemunho do nosso espírito aprovando ou reprovando os nossos atos; 3. Cuidado escrupuloso; 4. Honradez e retidão; 5. Conhecimento. A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais comosubjetividade, autoconsciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva. Alguns filósofos dividem consciência em consciência fenomenal, que é a experiência propriamente dita, e consciência de acesso, que é o processamento das coisas que vivenciamos durante a...
tracking img