Filosofia e suas manifestações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Filosofia e as manifestações culturais
Os principais campos filosóficos relativos às manifestações culturais são: a filosofia das ciências, da religião, das artes, da existência ética e da vida política. Além disso, a Filosofia ocupa-se também com a crítica das ideologias que se originam na vida política, mas se estendem para todas as manifestações da Cultura.

O sagrado
O sagrado é aexperiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita algum ser, essa potência é tanto um poder que pertence própria e definitivamente a um determinado ser, quanto algo que ele pode possuir e perder, não ter e adquirir. O sagrado é a experiência simbólica da diferença entre os seres.
A sacralidade introduz uma ruptura entre natural e sobrenatural, mesmo que os seressagrados sejam naturais (como a água, o fogo); é sobrenatural a força ou potência para realizar o que os humanos julgam impossível efetuar apenas com as forças e capacidades humanas.
O sagrado opera o encantamento do mundo, habitado por forças maravilhosas e poderes admiráveis que agem magicamente, criam vínculos de simpatia-atração e de antipatia-repulsão entre todos os seres, agem à distância,enlaçam entes diferentes com laços secretos e eficazes.
Sagrado é, pois, a qualidade excepcional – boa ou má, benéfica ou maléfica, protetora ou ameaçadora – que um ser possui e que o separa e distingue de todos os outros. O sagrado pode suscitar devoção e amor, repulsa e ódio, Nasce assim, o sentimento religioso e a experiência da religião.

A religião
A religião é um vínculo. Suas partesvinculadas são o mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a Natureza e as divindades que habitam a Natureza.
Em várias culturas, essa ligação é simbolizada no momento de fundação de uma aldeia, vila ou cidade: o guia religioso traça figuras no chão (círculo, quadrado, triângulo) e repete o mesmo gesto no ar (na direção do céu, ou do mar, ou da floresta, ou do deserto). Esses dois gestos delimitam umespaço novo, sagrado (no ar) e consagrado (no solo). Nesse novo espaço ergue-se o santuário e à sua volta os edifícios da nova comunidade.
Através da sacralização e consagração, a religião cria a idéia de espaço sagrado. Os céus, o monte Olimpo (na Grécia), as montanhas do deserto (em Israel), templos e igrejas são santuários ou moradas dos deuses. A religião organiza o espaço e lhe dá qualidadesculturais, diversas das simples qualidades naturais.

A religião como narrativa da origem
A religião não transmuta apenas o espaço. Também qualifica o tempo, dando-lhe a marca do sagrado. O tempo sagrado é uma narrativa, que narra a origem dos deuses e, pela ação das divindades, a origem das coisas
A narrativa sagrada é a história sagrada, que os gregos chamavam de mito. Este não é uma fabulaçãoilusória, uma fantasia sem consciência, mas a maneira pela qual uma sociedade narra para si seu começo e o de toda a realidade, inclusive o começo ou nascimento dos próprios deuses. Só tardiamente, quando surgiu a Filosofia e depois a teologia, a razão exigiu que os deuses não fossem apenas imortais, mas também eternos, sem começo e sem fim.
Antes da Filosofia e da teologia, a religião narravateogonias, isto é, a geração ou o nascimento dos deuses, semideuses e heróis.
A história sagrada ou mito narra como e por que a ordem do mundo existe e como e por que foi doada aos humanos pelos deuses. Assim, além de ser uma teogonia, a história sagrada é uma cosmogonia, ou seja, narra o nascimento, a finalidade e o perecimento de todos os seres sob a ação dos deuses.
Nesse tempo sagrado daordem existe uma outra divisão: o tempo primitivo, inteiramente divino, quando tudo foi criado, e o tempo do agora, profano, em que vivem os seres naturais, incluindo os homens.
Embora a narrativa sagrada seja uma explicação para a ordem natural e humana, ela não se dirige ao intelecto dos crentes (não é Filosofia nem ciência), mas se endereça ao coração deles. Desperta emoções e sentimentos –...
tracking img