Filosofia e psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Filosofia Geral e Filosofia e Psicologia I

1. Apresente as teses do Racionalismo e do Empirismo e descreva a síntese Kantiana, em face à dicotomia até então existente entre as duas correntes filosóficas referidas, destacando como Kant entendia o processo do conhecimento, destacando as categorias de fenômeno, sensibilidade, entendimento e razão e, portanto, sua contribuição paraa Ciência Moderna.
R: Doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento. Considera a dedução como o método superior de investigação filosófica. O conhecimento sensível é considerado enganador. Por isso, asrepresentações da razão são as mais certas e únicas que podem conduzir ao conhecimento logicamente necessário.
O empirismo considera como fonte de todas as nossas representações os dados fornecidos pelos sentidos. Assim, todo o conhecimento é «a posteriori», isto é, provém da experiência e à experiência se reduz. Segundo os empiristas, inclusivamente as noções matemáticas seriam cópias mentaisestilizadas das figuras e objectos que se apresentam à percepção.
O empirismo é atribuído a um grande número de posições filosóficas aceitando-se como “empiristas” os pensadores que afirmam ser o conhecimento derivado exclusivamente da experiência, dos sentidos e da sensação. O empirismo é usualmente contraposto ao racionalismo que defende que o conhecimento é fundado exclusivamente na razão.
Kant,primeiro racionalista, ao descobrir em Hume o papel fundamental da experiência sensível, cria uma concepção intermédia entre a experimentação e a razão. Para Kant, não há conhecimento propriamente dito sem impressões sensíveis . A perspectiva de Kant concilia a razão e a experiência, simultaneamente aproximando as doutrinas racionalista e empirista e respondendo também ao cepticismo e evitando odogmisismo. é importante tecer uma breve consideração acerca da modernidade, esta que é pano de fundo e elemento constitutivo de uma nova forma de pensar. O período que caracteriza o rompimento com a filosofia da escolástica.

2. Esclareça o sentido do Idealismo Absoluto de Hegel, explicitando sua compreensão da Dialética e da Historia, destacando suas contribuições para o pensamento moderno.R: Hegel emprega o termo idealismo absoluto para caracterizar sua metafísica. Ao considerar a realidade como um processo, ele discute o desenvolvimento da idéia pura (tese), que cria um objeto oposto a si - a natureza (antítese) -, e a superação dessa contradição no espírito (síntese). Esse movimento se dá na história até que o espírito se torne espírito absoluto, ou seja, supere todas ascontradições, por meio da dialética, e veja o mundo como uma criação sua. O Sistema filosófico de Hegel é baseado em três aspectos fundamentais: a lógica, a natureza e a filosofia da mente.
A dialética é parte fundamental para nossa existência, composta por três elementos básicos, porém fundadores no seu processo: a tese, a antítese e a síntese. Resumindo, a tese é a palavrainicial, o assunto em questão, logo, quando me oponho a ele tenho a antítese e o que resulta dessa argumentação configura a síntese, ou seja, a união das ideias, transformando-se em uma só opinião. Portanto, há uma flexão nisso, visto que a síntese pode virar tese e assim por diante.
A filosofia da história é a culminação do sistema hegeliano. A história é a completa solidificação da lógica,que é a base do sistema. Como o Espírito é a Idéia concreta, a seqüência de acontecimentos históricos é ao mesmo tempo temporal e lógica. Suas contribuições ao conhecimento transcenderam suas próprias formulações teóricas e subsidiaram as elaborações de Marx. Hegel se diferencia dos demais ao criticar a forma de pensamento que propunha um dualismo entre o sujeito e o objeto pelo qual o eu busca...
tracking img