Filosofia e os aspectos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL



Acadêmicas:
Cleminéia Queiroz – RA375306
Email: clemineiaqueiroz@hotmail.com
Letícia dos Santos – RA353833
Email: le_santos2012@live.com
Pamela Soares de Morais – RA359170
Email: pamelasoares93@gmail.com
Vivian Juliane Magalhães Souza – RA353877
Email: vivian.juliane@hotmail.com




FILOSOFIA E OS ASPECTOS SOCIAS



Professor: Dr.Potiguara Acácio Pereira



Mirante do Paranapanema - SP
2012
18-09-2012


RESUMO

O trabalho apresentado tem como objetivo, conhecer os fundamentos do Serviço Social, a relação do mesmo com a Filosofia e o modo de agir e integrar seus métodos nessa profissão. Assim direcionando melhor e transformando o lugar onde atuamos, englobando as políticas, econômicas e socioculturais.Entendendo e se aprofundando sobre o sentido de ser cidadão, reconhecendo seus direitos e deveres. O mesmo ainda desafia o assistente social a entender e despertar a sociedade num movimento pela construção de valores morais e culturais.




Palavras Chaves: serviço social, filosofia, cidadão, sociedade.INTRODUÇÃO

Sob uma perspectiva fundamentalista podemos dizer que o Serviço Social se caracteriza por ser uma profissão legitimada socialmente com caráter social e que está intimamente vinculada a uma visão entre o homem e o mundo. Sendo assim, o serviço Social é uma necessidade compreendida pela sociedade, a fim de solucionar necessidades que surgem de acordo com as transformações geradas, tanto pelomundo social quanto pelo mundo do trabalho.

Com relação a ação filosófica na vida do profissional do Serviço Social, é possível observar que o ele está permeado pela presença direta da filosofia, em que se busca alternativas para ajudar o profissional do Serviço Social na sua rotina desgastante e repetitiva de atuação, é o desenvolvimento de uma investigação no sentido de dar suporte aoprofissional junto a sociedade quanto aos problemas existentes, no seu cotidiano.

Nesse sentido a ação investigativa atua com a intenção de mostrar outra realidade para o profissional e que a partir daí ele possa desenvolver novos métodos de atuação adotando uma nova postura na sua pratica profissional. Portanto o Assistente Social deve trazer a pratica do filosofar pra seu cotidiano para quecom isso possa refletir sobre a sociedade e os compromissos políticos e econômicos em que postura deve estar pautada e assumir diante dos problemas a serem solucionados. Deve assumir uma postura de sujeito questionador e estar sempre com um pensamento critico com relação as praticas existentes pra sociedade. O profissional de Serviço Social vai, a partir da pratica do filosofar, reavaliar ascondições humanas e educacionais em que determinada situação está posta na vida contemporânea para que ele possa se pautar em sua atuação como agente inserido dentro de uma sociedade.
















Para a realização deste trabalho foi necessário a discussão, levantamentos bibliográficos, leituras, relatórios parciais para que pudéssemos relatar o nosso entendimento sobre aimportância da Filosofia no Serviço Social. Contudo entramos em um consenso, sobre a realidade do homem, que procura dominar os aspectos da vida e alcançar a felicidade. E que o mundo é um conjunto de fatos definidos que existem independentemente da percepção humana, onde quem vive neste mundo é o individuo que tem a capacidade de aprender e inventar formas para facilitar as necessidades humanas,fazendo com que o mundo seja sua casa e a transforme conforme suas necessidades como as cidades, moradias e outros. As relações entre as pessoas e grupos sociais, formam a sociedade.

Conhecemos o que é sociedade desde o nosso nascimento, pois o primeiro grupo social é a família, varias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de reações. A...
tracking img