Filosofia uniderp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Gerson Luiz Pacheco Pinto

Aula 01
Atitude Filosófica
Imaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de “que horassão ?” ou “que dia é hoje ?” , perguntasse: O que é o Tempo ? Em vez de dizer “está sonhando” ou “ficou maluco”. Quisesse saber : O que é o sonho ? A loucura ? a Razão ?
Se essa pessoa fossesubstituindo sucessivamente suas perguntas, suas afirmações por outras : “Onde há fumaça, há fogo” ou “não saia na chuva para não ficar resfriado”, por: O que é causa? O que é efeito ?; “seja objetivo” ou“eles são muito subjetivos”, por : O que é a objetividade? ; “Esta casa é mais bonita que a outra”, por : O que é “mais” ? O que é “menos” ? O que é “belo” ?
Em vez de gritar “mentiroso !”,questionasse: O que é a verdade ? O que é o falso ? O que é o erro ? O que é a mentira ? Quando existe verdade e por quê ? Quando existe ilusão e por quê ?
Se, em vez de falar na subjetividade dos namorados,inquirisse: O que é o amor ? O que é o desejo ? O que são os sentimentos ?
Se, em lugar de discorrer tranqüilamente sobre “maior” e “menor” ou “claro” e “escuro”, resolvesse investigar: O que é aquantidade ? O que é a qualidade ?
E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisseanalisar: O que é valor ? O que é um valor moral ? O que é valor artístico ? O que é a moral ? O que é à vontade ? O que é a Liberdade ?
O que é o TEMPO ?????????? INDAGAÇÃO
Escutemos, porem, por ummomento, a indagação de Santo Agostinho, em suas Confissões :
O que é o tempo ? Tentemos fornecer uma explicação fácil e breve. O que há de mais familiar e mais conhecido do que o tempo ? Mas, o queé o tempo ? Quando quero explicá-lo, não encontro explicação. Se eu disser que o tempo é a passagem do passado para o presente e do presente para o futuro, terei que perguntar : Como pode o tempo...
tracking img