Filosofia:uma forma de promover as capacidades humanas? nder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Ceará
Centro de Humanidades
Disciplina: História da Filosofia I
Professora: Galiléia
Aluna: Cátia Cilene Araujo Costa
Matrícula: 1153922

Artigo

Fortaleza-2011
Resumo
A alegoria da caverna tem como finalidade, levar o homem à consciência de que é preciso superar a ignorância por meio do conhecimento. A escuridão da caverna leva o prisioneiro a acreditar que asaparências são formas reais. No primeiro momento do processo de ascensão para a realidade superior esse indivíduo tem dificuldade de compreender a realidade tal como é, mas logo, começará a distinguir as sombras em relação ao que é real. Ao se deparar com a verdade das coisas e a beleza contemplada, o que era antes prisioneiro, lamenta os seus companheiros que permanecem reféns da ignorância. Semdúvidas é preferível ser desprovido de todas as riquezas matérias do que viver na ignorância. Subir à região superior é uma ascensão da alma para a mansão inteligível, lá onde se encontra o bem por excelência que é a causa de toda retidão e beleza que está em todas as coisas. A sabedoria consiste em discernir os objetos considerando de maneira separada aquilo que é próprio de cada um. A educaçãodemonstra que todo ser humano tem capacidade para apreender e com toda a sua alma afastar-se de tudo aquilo que se altera, e se tornar capaz de suportar tudo que há de mais luminoso no Ser. O pensar tem algo de divino, uma vez que é ele uma força inesgotável que imprime no homem a capacidade de seguir em determinada direção. O processo de aprendizagem seria mais bem aproveitado na infância uma vezque sendo cortadas as más tendências humanas para serem orientadas a para a verdade. Seria uma injustiça deixar o homem na ignorância, por isso uma vez, tendo subido a realidade superior e verdadeira, o filosofo não pode negar-se a descer novamente e proporcionar a seus companheiros de outrora a orientação e a possibilidade de serem livres. Pelo o raciocínio e pela inteligência o homem é capaz desuperar se a si mesmo e as realidades que o cercam. A dialética tem como objeto a verdade e elevar a alma ao inteligível, porque capacita o pensante a construir máximas inquebrantáveis. Assim, tendo sido rompidas as correntes da ignorância o homem e a mulher se torna capaz de com toda a força, governar a cidade com justiça, tendo em vista a felicidade de todos os cidadãos.

Introdução

Ètarefa da filosofia, levar aos homens a compreensão das realidades que lhe cercam. Por isso esse artigo tem como fim compreender de maneira sistemática como se realiza no homem o processo do conhecimento. A alegoria da caverna mais do que um mito é a possibilidade de apreensão da verdade, é inerente ao homem ser pensante por exigência. E propõe-se explicar ao homem com maior rigor a natureza e amissão da filosofia. Levar a alma à conversão da escuridão “para o dia verdadeiro, isto é, elevá-la até o ser. É a isso que chamamos a verdadeira filosofia.”
Mergulhados na escuridão das aparências e presos pelas corrente da ignorância aqueles prisioneiros têm como realidade verdadeira as sombras produzidas pelo sol. Um dos prisioneiros é liberto e obrigado a voltar os olhos para a luz, é nesseinstante que surgem as dificuldades, uma vez que o mesmo estava habituado a contemplar somente imagens. Ao ver o Sol ele compreende “que é ele que faz as estações e os anos, que governa tudo no mundo visível e que, de sertã maneira, é a causa de tudo que ele via com seus companheiros, na caverna” .
Sem dúvida, o pensar tem algo de divino, uma vez que ao experimentada a liberdade o homem por meio doraciocínio e da inteligência é capaz de perguntar, de analisar. O mesmo com o auxilio do raciocínio e da inteligência procura entender cada um desses objetos de maneira separada. Certos objetos levam à reflexão, e a percepção intelectual conduz á contemplação. Não se pode esquecer que contemplar as coisas do alto não exige a necessidade de elevar os olhos para o essa direção, isto seria usar...
tracking img