Filosofia: transformando o trabalho em atividade fim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS – CEFET-MG
Disciplina: Filosofia da Tecnologia
Professora: Luciane Ribeiro
Aluno: Rafael Antônio Santana Baêta
Relação entre texto “Marx e oanúncio da transformação dos meios em fins” e o vídeo “A História das coisas”
No texto Marx afirma que o homem é fruto do seu trabalho e sua essência é a práxis, o fazer é condição de existência sendo umatroca entre ele e a natureza. A técnica é funcional na produção dos bens, que são necessários para a satisfação das necessidades humanas. Porém através do vídeo é possível afirmar que a partir dadécada de 50, mais precisamente após a segunda guerra mundial muita coisa mudou, os países, principalmente os Estados Unidos viram no consumo exacerbado a solução para a economia local.
O consumo deixoude ser apenas o suficiente para garantir a satisfação das necessidades humanas e começou a ser a razão de viver das pessoas, ou seja, as pessoas não consomem para viver, mas vivem para consumir porquequem não compra não tem valor. Nos últimos 30 anos foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta, os Estados Unidos que representam 5% da população mundial consomem o equivalente à 30% do todotornando-se a principal nação de consumidores.
Para Marx a técnica e os bens seriam os meios para garantir as condições de existência do homem que é o objetivo do processo de trabalho, entretanto,Hegel observou que a técnica tornou-se infinita e o instrumento produtivo tornou-se autônomo em relação aos produtos. Essa infinidade é maléfica, a partir do momento em que não tem objetivo senão aprópria superação. Esta observação fica notória no vídeo, os Estados Unidos investem cada vez mais em tecnologia, se superando a cada dia, sem se preocupar com as condições de existências das pessoas pelomundo, principalmente dos países subdesenvolvidos, que trabalham em condições sub-humanas para garantir o fornecimento de matérias primas e confecção de produtos americanos, recebendo por isto um...
tracking img