Filosofia rose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1 – O texto faz referência ao sentido da pedagogia de Kant, e diz que ele depende de três aspectos, que irão determinar a sua visão de ensino, inclusive, da filosofia. São eles: a) o idealde perfectibilidade do gênero humano; b) o preceito da Aufklärung do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão, e c) a necessidade da coação como instrumento para a realização dos finsracionais do caráter normativo da conduta humana.
Discorra sobre esses três aspectos.
a) O ideal de perfectibilidade do gênero humano.
Segundo Kant o homem pode ser aperfeiçoado a partir de um educadormarcado pela humanidade. O educador precisa incutir no homem a ideia de que é dever dele próprio educar-se, tornar-se melhor, desenvolver suas potencialidades, principalmente aquelas que estãorelacionadas à moralidade.
b) O preceito da Aufklärungi do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão.
De acordo com Kant o preceito da Aufklärung, isto é, a maioridade, é elevada por meio daeducação e para que isso ocorra é necessário que o ensino seja proposto baseando-se no princípio rousseauísta da atividade do próprio educando, de maneira a fazer com que ele próprio alcance aautonomia.
c) Necessidade da coação como instrumento para a realização dos fins racionais do caráter normativo da conduta humana.
Kant diz que a coação é extremamente necessária para o cumprimento dasnormas que regem a conduta humana. Contudo, o homem já mais esclarecido pode resistir e rejeitar a coação, mas para atingir o ponto alto da grandeza moral é fundamental que ele seja instruído através dacoação.
Pergunta 2 – O que é coerção interna (ou coação) e coerção externa para Kant? Qual a relação entre ética e direito na coação?
Coação interna é aquela aplicada à vontade-arbítrio, isto é, seconstitui como um ato de livre escolha, posto que é um fim estabelecido pela própria pessoa, um dever autoimposto.
Coação externa é aquela que acontece quando através da exterioridade do poder de...
tracking img