Filosofia (resumos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
 Diferença entre retórica filosófica e retórica sofista?

A retórica sofista tem objectivos meramente práticos, preocupando-se mais em persuadir e manipular o auditório do que com a verdade doseu discurso.
A retórica filosófica tem como principal objectivo procurar a verdade e levar o auditório a aderir á tese do orador, mas sempre tendo por base a verdade.

 Bom e mau uso da retórica:Bom uso da retórica – a retórica é utilizada como uma discussão racional dos argumentos, que pressupõe a livre adesão do auditório, respeitando princípios éticos de diálogo. No bem uso daretórica verifica-se predominância do logos e é utilizado para procurar a verdade.
Mau uso da retórica – a retórica é utilizada para persuadir e manipular, visando a adesão do auditório semse preocupar com a verdade ou falsidade do discurso.

 Distingue gnosiologia, fenomenologia e epistemologia:

Gnosiologia é uma área da ciência que se debruça no conhecimento em geral e tentacompreender como é que o homem capta a realidade e a compreende.
Fenomenologia é a discrição do processo de conhecer e explica a correlação entre os elementos de conhecer (sujeito e objecto).Epistemologia é uma área da ciência que tenta compreender o rigor de determinadas ciências.

 Quais os elementos constituintes do acto de conhecer e como se relacionam:

Os elementos constituintesdo acto de conhecer são o sujeito, o objecto e a correlação entre eles.
O sujeito é activo e capta o objecto que é passivo e se dá a conhecer, sendo da correlação entre eles que resulta oconhecimento.

 Como se justifica o conceito de conhecimento segundo Platão:

Segundo Platão, o conhecimento é uma crença verdadeira e justificada. É uma crença, porque é algo em que se acredita e éverdadeira porque é sempre verdade para quem acredita e justificada, porque precisa também sempre de uma justificação para compreender se corresponde á realidade

 Explica os conceitos a priori e a...
tracking img