Filosofia pre socratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Herança Pré-Socrática na Filosofia de Platão
Filosofia Pré-Socrática
A filosofia começou na antiga Grécia, na região da Ásia menor, que antigamente pertencia à Grécia. Os filósofos da antiga Grécia que antecederam Sócrates são conhecidos por pré-socráticos. Contudo, alguns destes filósofos são contemporâneos de Sócrates, só que tendo em conta os temas abordados pela sua filosofia, estesconsideram-se pré-socráticos.
Os pré-socráticos são designados como “naturalistas”, dado que se dedicavam à compreensão da physis. Isto é da natureza ou da realidade, e à questão da origem das coisas, a arché das coisas, enquanto que após Sócrates a filosofia passou-se a debruçar-se mais sobre o Homem, e a moral.
O pensamento pré-socrático era dividido entre diversas escolas, ou seja diferentes tiposde pensamentos ou doutrinas: a escola Jónica, escola Itálica (ou Pitagórica), escola Eleata, entre outras.
Destas escolas, destacam-se Heraclito de Éfeso, da escola Jónica, Pitágoras de Samos, da escola Itálica ou Pitagórica, e Parménides de Eleia, da escola Eleata
Heraclito de Éfeso
Heraclito nasceu em Éfeso, na Jónia, que pertencia à Grécia antiga, (actual Turquia), a 540 a.C.. Heraclitopertencia a uma família nobre, e era conhecido pelo seu mau feitio e por ser muito orgulhoso. De Heraclito apenas nos chegaram fragmentos que contêm 30 frases da sua autoria e alguns relatos da sua vida. Nenhuma obra completa. Conhecido por “Obscuro”, este filósofo era um misantropo, e tornou se eremita, pelo seu ódio ao ser humano.
Heraclito acreditava na mudança constante: “Nada é permanente,excepto a mudança.”, a mudança é incessante, sendo que é a única permanência neste mundo é o constante estado de mudança, o devir, como ele o designou. Segundo Heraclito, a arché das coisas (origem) era o fogo, tudo nasce do fogo, e depois é consumido pelo mesmo: “Este mundo, que é o mesmo para todos, nenhum dos deuses ou dos homens o fez; mas foi sempre, é e será um fogo eternamente vivo, que seacende com medida e se apaga com medida”, ou seja, a realidade flui como um rio, contudo não é duas vezes igual. Assim como a água que passa num rio (não passa duas vezes no mesmo sitío), as coisas mudam. Heraclito era um mobilista e usava o fogo como símbolo deste fluxo perpétuo. Para Heraclito o mundo regia-se por uma tensão de opostos em constante “guerra”, que quando atingia um equilíbrio,havia paz e harmonia, até que esta fosse perturbada e se tivesse que arranjar outra.
Heraclito de Éfeso é considerado um filósofo pessimista e amargo, mobilista, acreditava no devir, na constante mudança, e é considerado como pai da dialéctica, isto é, foi o primeiro a apresentar uma dialéctica. Ele pensava que o mundo se submetia a uma “guerra” de opostos, uma tensão e que a harmonia se obtinha doequilíbrio desta tensão.

Pitágoras de Samos
Pitágoras nasceu em Samos, uma ilha grega, aproximadamente em 570 a.C.. De Pitágoras é muito difícil delinear uma figura histórica verdadeira devido às lendas criadas sobre a sua figura, portanto apenas se tem a certeza de que este se mudou para Crotona, sul de Itália, onde começou a sua escola, escola Pitagórica (ou Itálica). Pitágoras, para alémde filósofo, também foi astrónomo e foi o primeiro matemático puro. Não deixou nada escrito, apenas existem escritos de Filolau sobre os seus trabalhos e estudos.
Pitágoras acreditava que a substância fundamental das coisas é o número. Deste modo os princípios da Matemática eram os princípios de todas as coisas: “todas as coisas se assemelham aos números”. Pitágoras atribuía ao número a função decausa material, que os jónicos, nomeadamente Heraclito, atribuíam a um elemento, o fogo neste caso. Pitágoras considerava que o estudo da matemática, ou geometria, era um treino espiritual, isto é, um treino para a alma.
A reencarnação ou metempsicose fazia parte da doutrina pitagórica, o corpo é uma prisão da alma, e a alma sobrevive à morte do corpo, transmigrando para outro. Isto levava à...
tracking img