Filosofia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Política

O que é a Filosofia Política? Qual o objetivo da matéria?

Existem variados ramos na filosofia como a Filosofia Política, a Filosofia do Direito, outro ainda é a Filosofia Estética e ainda temos a Filosofia Ética. Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. A Filosofiapolítica está destacada das demais, há pelo menos 4 (quatro) maneiras de responder o que ela é:

- Estado Ideal É o ramo da Filosofia que se dedica a descrever o que é uma organização política perfeita, um Estado Perfeito. Platão escreve em sua obra "A República" que o Estado Ideal deveria ser obrigatoriamente governado por alguém dotado de uma rigorosa formação filosófica.

- Poder Legitimo AFilosofia Política é um ramo que se dedica a definir os critérios para a Legitimidade do Poder, o papel do filosofo desse ramo é dizer quando a autoridade é legitima para exercer o poder. Jean-Jaques Rousseau procura resolver a questão da legitimidade do poder fundado no contato social. No entanto, sua posição é, num aspecto, inovadora, na medida em que distingue os conceitos de soberano e governo,atribuindo ao povo à soberania inalienável. O Estado é o legitimo do poder, mas somente aquele Estado que cumpre o contrato social, sem ultrapassar a liberdade que o povo cedeu a ele, Rousseau impõe limites em quem exerce o poder.

- Político No inicio da modernidade, o pensamento político sofre uma profunda revolução com o pensamento de Maquiavel. Ele rejeita toda a filosofia política anterior queestava direcionada ao modo de governar. Em sua obra O príncipe, Maquiavel procurou mostrar a verdade efetiva dos fatos, bem como se da de fato a conquista e a manutenção do poder. Para Maquiavel o poder esta distante da ética, ao menos no sentido da teoria política grega.

- Discurso Uma ordem de discursos é um conjunto ou série de tipos de discursos, definido socialmente para Foucault, a partirde uma origem comum.

Ética: A Ética tem a ver com o "bom": é o conjunto de valores que apontam qual é a vida boa na concepção de um indivíduo ou de uma comunidade.

Moral: A Moral tem a ver com o "justo": é o conjunto de regras que fixam condições eqüitativas de convivência com respeito e liberdade.

Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções. Dizemos, então, que temcaráter e boa índole. A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores aceitos. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores estabelecidos que possam ser, eventualmente, questionados pela ética. Uma pessoa pode ser moral (segue costumes), mas não necessariamente ética (obedece a princípios). A moral écultural, e a ética é universal.

O que é a Política? A Filosofia Política surge na Grécia Antiga com o advento da Pólis (cidade). A Pólis é a cidade, no qual o Demos (povo) se situam em um lugar físico determinado no quais estabelecem-se, antes da Pólis o homem era nômade, porém ninguém se fixava sozinho em algum lugar, pois o homem sozinho é uma fera ou é um Deus (Aristóteles), logo umnecessita do outro. Havia uma política e condições para estar dentro da Pólis, há a necessidade de normas para possibilitar a convivência pacífica. Então num primeiro momentos, após a criação da Polis, temos a Monarquia, com o Rei na função de dizer o Direito, no sentido amplo. Se existe um conflito, tal será levado para o Rei, que vai atuar como Juiz e um Legislador ao mesmo tempo, ele cria e aplica alei, pois o mesmo tem o poder dizer o que é certo e errado, ele tem o Divino Poder dos Reis, que lhe foi dado por Deus. Temos, nesse momento, o conceito de Arethé, que se entende por uma virtude política, gerando a Aristocracia, ou seja, o poder detido na mão de um grupo de individuo, os nobres, esse poder era transmitido pelo sangue. A nobreza, entretanto, surge dos indivíduos que destacavam-se...
tracking img