filosofia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Tendo em vista o cenário de paz do Estado de Natureza em Locke, explique como e por que, segundo o autor, os homens sentem a necessidade de constituir uma Sociedade Política.
2) Quais são ascaracterísticas do Estado de Natureza segundo Rousseau.
3) Narre a passagem do Estado de Natureza para a sociedade política segundo a obra "Contrato Social" de Rousseau.
4)  Qual a importância dahistória para a ação do Príncipe segunda a filosofia política de Maquiavel? Refira-se a conceitos como Virtù, Verità Effettuale e Fortuna.1) Em Locke, no estado de natureza o homem está sujeito a paixões econflitos, daí surge a necessidade da criação do corpo político, onde este garante a ordem e a tranquilidade entre os indivíduos.2) O estado de natureza para Roseau caracteriza-se pelo homem no estadomais primitivo, onde é sadio e livre; até o surgimento da propriedade privada, onde o homem começa a explorar o homem, assim o homem torna-se escravo e miserável por causa da exploração.3) Segundo OContrato Social de Roseau, na passagem do estado de natureza para a sociedade política , a ordem social torna-se um direito essencial dos indivíduos.4) Em O Príncipe, a Virtú significa força, efortuna significa riqueza, onde esta de nada serve sem a virtú.

Na apresentação exposta por Alessandro Pinzani para a apostila do curso de Filosofia Política II o autor refere-se as quatrotradições do pensamento político moderno, a saber: republicanismo, liberalismo, radicalismo democrático e constitucionalismo. Explique qual é o princípio básico que define estas tradições conformeapresenta o autor. 2) Explique, segundo Pinzani, quais são as principais características do Estado de Natureza na obra "O Leviatã" de Thomas Hobbes. 3) Explique como a partir deste Estado de Natureza seconstituiu a ordem política, isto é, o Leviatã. 4) Qual é o desenho do Estado de Natureza na obra "Segundo Tratado sobre o Governo Civil" de John Locke.

Um princípio básico peculiar à forma de...
tracking img