Filosofia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia
Como funciona o sistema político

O sistema político brasileiro é presidencialista. Nesse regime, há três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, exercidos, respectivamente,pelo presidente da República, pelo Parlamento (no caso do Brasil, o Congresso Nacional - dividido entre Câmara dos deputados e Senado Federal) e pelo Supremo Tribunal Federal. Toda a concepção dopresidencialismo baseia-se na harmonia desses três poderes. Nenhum pode impôr-se ao outro ou tentar superar os demais. Para manter esse equilíbrio, há um sistema de freios e contrapesos pelo qual umpoder controla o outro e cada um depende dos outros dois. 
Executivo - Presidente

Eleito em chapa conjunta com o vice-presidente, o Presidente da República é o chefe do Poder Executivo da União. Omandato do presidente é de quatro anos, sendo possível uma reeleição consecutiva ao mesmo posto. Sua eleição se dá em dois turnos, caso o melhor candidato não obtenha a maioria absoluta dos votos (50% +1) no primeiro turno. Durante o período democrático de 1945-1964, a eleição se dava através de maioria simples.

Suas principais funções são:
Nomear os ministros e servidores que o auxiliam nosdeveres da União, como: emitir moeda, administrar reservas cambiais, fiscalizar operações financeiras, elaborar planos nacionais e setoriais para o desenvolvimento econômico, social e urbano;administrar os serviços de energia, telecomunicações e infra- estrutura.
Nomear os Ministros do Supremo Tribunal e dos Tribunais Superiores.
Editar medidas provisórias em casos de relevância e urgência.Representar o Brasil em viagens internacionais, atuando como Chefe de Estado.

Executivo - Governadores

São os chefes dos governos dos 27 estados da federação. O mandato dos governadores é dequatro anos, sendo possível uma reeleição consecutiva ao mesmo posto. A eleição é exatamente como a do presidente da república. Suas principais atribuições são:
Nomear os secretários que o ajudarão a...
tracking img