Filosofia politica africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceito e Noção de Estética

A palavra“estética” vem do grego “aísthesis” e significa “sensação”e “sentimento”. Diz respeito à análise do complexo das sensações e dos sentimentos originados na relação entre o sujeito e o objeto. Investiga, portanto, as produções, sobretudo artísticas, da sensibilidade. Partindo dessa definição, algumas questões, conforme propõe Kathrin Rosenfield,despontam no campo da estética, a saber: a) nossos juízos de valor quanto às coisas sensíveis são meramente subjetivas e arbitrárias? b) as regras do gosto seriam meras convenções, normas impostas pela autoridade individual ou coletiva? c) haveria no gosto um elemento racional ou uma capacidade autônoma de perceber e julgar?

Segundo Ariano Suassuna, a estética era definida no período clássico comouma filosofia do belo, sendo o “belo” considerado uma propriedade do objeto. Entretanto, afirma o referido autor, havia um embate entre o belo da natureza e o belo da arte (produzido pelo homem), sendo este menosprezado em relação àquele, pelo menos até o século XIX, quando Hegel subverteu essa relação colocando o belo da arte acima do belo da natureza. A justificativa para essa inversão é queenquanto o belo da natureza é nascido uma vez do espírito, o da arte é nascido duas.

Kant define estética como a ciência que trata das condições da percepção pelos sentidos. Todavia, sabe-se que o sentido que atribui-se a estética nos nossos dias (como teoria do belo e das suas manifestações através do belo) remonta a Alexandre Baumgarten.

O objecto de estudo da estética , enquanto a ciênciae teoria do belo, é o tipo de conhecimento adquirido pelos sentidos como bela arte. O seu conceito refere o campo da experiência humana que leva a classificar um objecto como belo, agradável, em contradição com o que não é.

A estética, enquanto problematica filosófica, compreende os seguintes problemas, nomeadamente: a natureza da arte, o seu fim e a sua relação com as outras esferas da vidahumana.















A essência do belo

Especialmente com Platão, Aristóteles e Plotino - a estética era estudada fundida com a lógica e a ética. O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores moraisNa Idade Média surgiu a intenção de estudar a estética independente de outros ramosfilosóficos.

No âmbito do Belo, dois aspectos fundamentais podem ser particularmente destacados:

• a estética iniciou-se como teoria que se tornava ciência normativa às custas da lógica e da moral - os valores humanos fundamentais: o verdadeiro, o bom, o belo. Centrava em certo tipo de julgamento de valor que enunciaria as normas gerais do belo;

• a estética assumiu características também de umametafísica do belo, que se esforçava para desvendar a fonte original de todas as belezas sensíveis: reflexo do inteligível na matéria (Platão), manifestação sensível da ideia (Hegel), o belo natural e o belo arbitrário (humano), e mais.

Mas este caráter metafísico e conseqüentemente dogmático da estética transformou-se posteriormente em uma filosofia da arte, onde se procura descobrir as regras daarte na própria ação criadora (Poética) e em sua recepção, sob o risco de impor construções a priori sobre o que é o belo. Neste caso, a filosofia da arte se tornou uma reflexão sobre os procedimentos técnicos elaborados pelo homem, e sobre as condições sociais que fazem um certo tipo de ação ser considerada artística.

Platão entendeu a arte como uma imitação da natureza, que é, por vezes, cópiadas ideias do mundo das ideias, de acordo com a sua concepção do mundo. O alvo da imitação é o belo.

Aristóteles, contradizendo o seu mestre platão, afirma que arte não é apenas a imitação da ntaureza. Trata-se não de uma mera produção da natureza, mas sim uma reprodução com a intenção de a superar.

Para o italiano GianbattistVico (1668-1744), a arte é um fundo fundamental e original de o...
tracking img