Filosofia política

INTRODUÇÃO

No presente trabalho foi feito um estudo acerca da política e da filosofia política, em que se esclarecem as definições e as relações existentes entre estes dois conceitos, bem como asvantagens, desvantagens e dependência de um para com o outro.

POLÍTICA E FILOSOFIA POLÍTICA

O Conceito de Política
O conceito política vem da palavra grega ”polis” que significa cidade.Política etimologicamente, significa arte de administrar(governar) a cidade.

O conceito política está estreitamente ligado ao poder. Daí que Hobbes define poder como sendo “meios adequados á obtenção dequalquer vantagem”. E por sua vez Russell define poder como sendo o conjunto de meios que permitem alcançar os efeitos desejados.
O poder ainda pode ser definido como uma relação entre dois sujeitos emque um impõe ao outro a vontade própria e lhe determina o comportamento.

De acordo com Bobbio existem 3 tipos de poder:
-Poder económico, vale-se de valores e posse de bens, que leva aqueles quenão tem, a ter um certo comportamento;
-Poder ideológico, é o exercício através da influência queuns exercem sobre os outros determinando-lhes o comportamento;
-Poder político, uma das formas de exercício deste poder é a força, enquanto as outras formas de poder são exercidas, quer por persuação,quer através das limitações económicas, quer através de discursos, o poder político é exercido também pela coerção.
Todos os grupos sociais tem força, porém, não tem o poder de a usar. Portanto, opoder político é o único que pode exercê-lo sobre outros. Daí que a característica fundamental não é simplismente o poder e a posse de força, mas a sua exclusividade no seu uso em relação aos outrosgrupos sociais.
A política enquanto necessidade humana tem uma finalidade: discernir os fins sociais considerados prioritários a sociedade.

Ciência Política

É o estudo da política, dos sistemas...