Filosofia política

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No presente trabalho foi feito um estudo acerca da política e da filosofia política, em que se esclarecem as definições e as relações existentes entre estes dois conceitos, bem como as vantagens, desvantagens e dependência de um para com o outro.

POLÍTICA E FILOSOFIA POLÍTICA

O Conceito de Política
O conceito política vem da palavra grega ”polis” que significa cidade.Política etimologicamente, significa arte de administrar(governar) a cidade.

O conceito política está estreitamente ligado ao poder. Daí que Hobbes define poder como sendo “meios adequados á obtenção de qualquer vantagem”. E por sua vez Russell define poder como sendo o conjunto de meios que permitem alcançar os efeitos desejados.
O poder ainda pode ser definido como uma relação entre dois sujeitos emque um impõe ao outro a vontade própria e lhe determina o comportamento.

De acordo com Bobbio existem 3 tipos de poder:
-Poder económico, vale-se de valores e posse de bens, que leva aqueles que não tem, a ter um certo comportamento;
-Poder ideológico, é o exercício através da influência queuns exercem sobre os outros determinando-lhes o comportamento;
-Poder político, uma das formas de exercício deste poder é a força, enquanto as outras formas de poder são exercidas, quer por persuação, quer através das limitações económicas, quer através de discursos, o poder político é exercido também pela coerção.
Todos os grupos sociais tem força, porém, não tem o poder de a usar. Portanto, opoder político é o único que pode exercê-lo sobre outros. Daí que a característica fundamental não é simplismente o poder e a posse de força, mas a sua exclusividade no seu uso em relação aos outros grupos sociais.
A política enquanto necessidade humana tem uma finalidade: discernir os fins sociais considerados prioritários a sociedade.

Ciência Política

É o estudo da política, dos sistemaspolíticos, das organizações e dos processos políticos.
Ciência política é a teoria práctica da política e, a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento.

Objecto de estudo da ciência política
O objecto de estudo da ciência política são as estruturas e os prcocessos de governo, ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tenta assegurar seguranca, justica edireitos civis.
A ciência política abrange diversos campos como a filosofia, a história, economia, ideologia, os sistemas políticos e outros.
Função
Tem a função de esudar a distribuição e a transferência de poder em processos de tomada de decisão.

Filosofia Política e sua relação com a Política

A política pode ser considerada como sendo o instrumento usado para regular a constituição de umacidade soberana; ou Política é tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade, aos negócios públicos. A filosofia política é assim a análise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade, as formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas de governo, e a natureza, a válidade e a justificação das decisões políticas. Segundo Aristóteles, o homem é um animalpolítico, que se define por sua vida na socidade organizada politicamente. Em sua concepção, e na tradição clássica em geral, a política como ciência pertence ao domínio do conhecimento práctico e é de natureza normativa, estabelecendo os critérios da justica e do bom governo, e examinando as condições sob as quais o homem pode atingir a felicidade (o bem-estar) na sociedade, em sua existenciacolectiva.

Esta relação é, por um lado positiva, e por outro lado polémica. A atitude crítica da filosofia perturba em alguns casos a ordem política, ou seja, os filosófos chamam para si o patrono da racionalidade.
Mas ela é uma relação fundamental, porque na política, a filosofia vem para questionar o equilíbrio na divisão de poderes, ela apresenta-se como crítica da razão pilítica, ajudando...
tracking img