Filosofia para criança

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Professor Joel Costa

1-INDRODUÇÃO À FILOSOFIA


Acreditamos que a história da filosofia a princípio não é ela própria filosofia, mas o conhecimento da mesma pode se tornar um método seguro, prático e aprofundado de se chegar ao fazer filosófico e de estimular a reflexão filosófica. A História da Filosofia pode servir como uma fonte onde buscamos recursos para enriquecer nossa capacidade defilosofar. Nela as pessoas podem ter acesso aos pensamentos mais profundos gerados pela humanidade.
1.2-Por Que e para que filosofar?
A verdade é que não há filosofia sem que se apresentem pessoas dispostas a discutir, a criticar e a opinar sobre o assunto discutido. Então, para que filosofar se todos têm opiniões diferentes? O principal objetivo que aceito da discussão filosófica, é que todoscheguem a uma conclusão. O correto é dizer que essa partícula pode ser comparada ao dinheiro, todos aceitam, não é verdade?
A filosofia foi criada para derrubar certos mitos da vida e da sociedade, por ser a mais potente arma do pensar logicamente. O fato é que, se não há uma mente para libertar o resto das mentes afogadas nessa sociedade criadora de leis, sem consulta à massa popular, nuncahaverá liberdade de pensamento. Nos tempos atuais, sociedades são criadas a partir do povo, seguindo as idéias relevantes do país e da nação. Apesar de ser assim, há ainda os excluídos, que (ainda) esperam um pensador que lute por eles e crie normas a favor de todos, esse potencial de criar e estabelecer, principalmente, de pensar logicamente e nem sempre por instinto, nos faz diferentes dos outrosanimais que habitam o Planeta.

2-INTRODUÇÃO A FILOSOFIA DA CULTURA

Cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprendee transmite aos contemporâneos e aos vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A culturaé um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.
2.1-O ser humano
O SER HUMANO DE ACORDO COM PLUTAO E COMPOSTO DE CORPO E ALMA, SENDO A ALMAA PARTE MAIS IMPORTANTE E MAIS REAL DO INDIVIDUO.ELA SERIA IMORTAL E ETERNA, EXISTINDO DESDE SEMPRE NO MESMO PLANO DO MUNDO DAS IDEIAS.DESSE LUGAR ELA VIRIA PARA SE ENCARNAR NUMCORPO, CONSTITUINDO ENTAO UM HOMEM.A ALMA ANTES DE ENCARNAR CONHECERIA AS IDEIAS, POIS ESTARIA JUNTO DELAS.AO ENCARNAR-SE ESSE CONHECIMENTO SE PERDERIA NUMA ESPECIA DE ESQUECIMENTO.UMA VEZ PRESENTE AO HOMEM, NO MUNDO SENSIVEL ELA PODERIA RECORDAR PELO PROCESSO DA REMINISCENCIA SERIA MAIS MENOS ASSIM, ASSIM, TODO APRENDIZADO SERIA NA VERDADE UMA LEMBRANCA.PLATAO AFIRMOU QUE A ALMA SE DIVIDE EM 3 PARTESA RACIONAL, A EMOCIONAL, E A SENSUAL..ASSIM O FILOSOFO DIZIA QUE AS 3 PARTES AJAM EM CONJUNTO.
2.2-Natureza de Instintos
O instinto existe sempre, independente da intelectualidade, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia. O instinto seria sempre infalível, se não fossefalseada pela má educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade.
2.3-Linguagem e comunicação
O surgimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia para crianças
  • Filosofia para criança
  • Filosofia nas crianças
  • Filosofia Para Crianças
  • Filosofia com crianças
  • Filosofia para crianças
  • filosofia com crianças
  • Filosofia para crianças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!