Filosofia: origem, conceito e objeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Plano de Aula: 1 - Filosofia: Origem, conceito e objeto
Aplicação Prática Teórica
Caso 1 – GABARITO
CASO 1
1-Que é Filosofia?
Sugestão de resposta: Deve-se destacar adefinição de Filosofia oferecida no material didático segundo o qual , a filosofia é “uma proposta de meditação e leitura crítica da realidade. Uma tentativa de obtenção de um conhecimento global etotalizante do homem no mundo, dentro de uma fundamentação racional” (HRYNIEWICZ, 2008, p. 19). Pode ainda trabalhar com outros autores tais como: “A filosofia é um modo de pensar que acompanha o serhumano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações-limites que exigem decisõescruciais.” (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 81 ).
2. Qual é o significado etimológico do termo Filosofia?
Sugestão de resposta: Deve-se buscar a origem etimológica do termo Filosofia, constituído por duaspalavras gregas philos e sophia. Sugerir o uso de ferramentas da internet como Google ( “define: filosofia&rdquo e Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia) com a referência à fonte consultada. 3- Sugestão de resposta: O professor deve promover uma reflexão acerca da parte do texto em que se afirma que a filosofia tem por objetivo despertar a interrogação, aprofundar a reflexão, pesquisar osmotivos ocultos, reinterpretar os fatos e afastar justificativas aparentes ou falsas. Podem ser discutidos alguns papéis fundamentais da filosofia, tais como negar “pré-conceitos” e “pré-juízos” bemcomo interrogar o porquê das coisas. O papel crítico se exerce no ato de julgar e discernir de forma correta, examinar racionalmente, sem preconceitos, além de examinar idéias, valores, costumes ecomportamento.3. O que se entende por reflexão crítica da realidade?
A crítica tem uma relação direta com o ser humano através da avaliação e da auto avaliação. Refletir criticamente é pensar e...
tracking img