Filosofia no colegial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4510 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Cotrim “A palavra filosofia é formada dos termos gregos: filos, que traduz a idéia de amor, esofia, que significa sabedoria. Assim, a filosofia tem o sentido de ‘amor à sabedoria’.”. No dicionário Aurélio, Filosofia é “O Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidadecapaz de abranger todas as outras [...]“. A criação da palavra filosofia é atribuída por diversos autores ao filósofo grego Pitágoras, que viveu no século VI a.C. Segundo Cotrim: “Certa vez, perguntado pelo príncipe Leonte sobre qual era a natureza da sua sabedoria, Pitágoras disse: sou apenas um filósofo. Com essa resposta desejava esclarecer que não detinha a posse da sabedoria. Assumia a posiçãode ‘amante do saber’, alguém que procurava a sabedoria, que busca a verdade.”Mas com o passar do tempo, a palavra começou a perder o significado original. Na própria Grécia Antiga passou a designar não apenas o amor ou a busca pela sabedoria, mas aquela sabedoria que nasce do uso metódico da razão. Então, podemos concluir que, a filosofia é o amor pelo conhecimento e pela sabedoria, é a vontadede entender aquilo que nos cerca. O objeto de estudo da filosofia é o próprio sentido da vida, do universo e tudo mais. E precisamos usar a razão para tentar entende-los.
Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga e nas suas colônias. Assim são chamados pois são os que vieram antes de Sócrates, considerado um divisor de águas na filosofia. Muito pouco de suas obras estádisponível, restando apenas fragmentos. O primeiro filósofo em que temos uma obra sistemática e com livros completos é Platão, depois Aristóteles. São chamados de filósofos da natureza, pois investigaram questões pertinentes a esta, como de que é feito o mundo. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevalecia na época, adotando uma forma científica de pensar. Alguns se propuseram aexplicar as transformações da natureza. Tinham preocupação cosmológica. A maior parte do que sabemos desses filósofos é encontrado na doxografia de Aristóteles, Platão, Simplício e na obra de Diógenes Laércio (século III d. C), Vida e obra dos filósofos ilustres. A partir do século VII a.C., há uma revolução monetária da Grécia, e advêm a ela inovações científicas. Isso colaborou com uma nova forma depensar, mais racional. Os pré-socráticos inspiraram a interpretação de filósofos contemporâneos como Nietzsche, que nos iluminou com a sua obra A filosofia na época trágica dos Gregos e Hegel, que aplicou seu sistema na história da filosofia.
Sócrates Filósofo grego do século V a. C. (cerca de 470 – 399 a. C.) filho do escultor Sofronisco e da parteira fenareta, nasceu e viveu nas cercanias deAtenas, onde desposou Xantipa, mulher de gênio irascível que hostilizava o marido e lhe desdenhava a filosofia (mas que permaneceu ao seu lado até o último instante e lhe chorou a morte, justamente com os três filhos que lhes dera). Dele escreve um historiador: “Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou pelo menos nada deixou escrito. Como ele, morreu a morte dos criminosos (ao passo que Jesus foicrucificado, Sócrates foi obrigado a ingerir cicuta), vítima do fantimos por ter atacado crianças tradicionais e posto a verdadeira virtude acima da hipocrisia e da ilusão dos formalismos. Assim como Jesus foi acusado pelos fariseus do seu tempo – pois que os têm havido em todas as épocas – de corromper a juventude, ao proclamar o dogma da unicidade de Deus, da imortalidade da alma e da vidafutura.Da mesma maneira que hoje conhecemos a doutrina de Jesus apenas pelos escritos dos seus discípulos, só conhecemos a de Sócrates pelos escritos do seu discípulo “Platão”. Desses escritos o principal é o intitulado Apologia de Sócrates. A sua divisa era: conhece-te a ti mesmo. Só este conhecimento poderá constituir uma ciência que há de ensinar os homens a praticar o bem, a administrar bem os...
tracking img