Filosofia Na Psicologia

Páginas: 13 (3230 palavras) Publicado: 8 de março de 2015
Escola estadual Caetano Azeredo
Turma 3º-B








Filosofia na psicologia









Belo horizonte
2014




Marina Marques Ferreira- Nº 31





Filosofia na psicologia

Monografia apresentada para
avaliação de filosofia na
Tuma 3º-B da Escola
Estadual Professor Caetano
Azeredo.Orientador: Prof. Cavalcanti



Belo Horizonte
2014
Sumario
1. Introdução-......................................................................................................4
2. Desenvolvimento............................................................................................6
3. Considerações finais......................................................................................13
4.Referencias bibliográficas...............................................................................14



















Introdução

Existe uma forte relação entre a Filosofia e a Psicologia, podendo-se afirmar que são as ciências humanas mais próximas. Os primeiros estudos sobre o psiquismo e a alma foram realizados pela Filosofia Grega, a qual observava atentamente as atividadeshumanas e a manifestação da alma. Sendo assim, pretende-se aqui fazer uma breve análise da relação de proximidade entre a Filosofia e Psicologia, salientando: a grande afinidade que existe entre o pensamento filosófico e a Psicologia; o aprofundamento da antropologia filosófica, principalmente do psiquismo, dimensão constitutiva do ser humano; e, por fim, o autoconhecimento, que propiciará umencontro da verdade e bem que habita no interior humano.
A própria etimologia da palavra Psicologia pode ressaltar o desejo que tanto a Filosofia quanto a Psicologia tem, a saber: conhecer “O que é homem”. O termo ψυχή (psyché) significa pessoa, alma humana, sentimento, caráter e λόγος (lógos) significa matéria de estudo e conversação, relato, notícia. Sendo assim, a Psicologia busca estudar apessoa humana, principalmente sua dimensão interior. Do mesmo modo que o pensamento filosófico: “No campo filosófico, a interrogação sobre o homem torna-se o tema dominante na época da sofística antiga (séc. V a. C.) e, a partir de então, acompanha todo o desenvolvimento histórico da Filosofia Ocidental”.
Sendo assim, se expressa uma primeira relação entre o estudo da psicologia e opensamento filosófico, pois aquela está em estreita relação com este, possibilitando-se assim um diálogo e um aprofundamento de temas caros à Filosofia que a psicologia poderia iluminar e/ou até mesmo responder e dar soluções.
Já nesta segunda relação faz mister lembrar do pensador Immanuel Kant, filósofo moderno do século XVIII, que elaborou uma crítica à Filosofia e consagrou seu pensamentocomo a “filosofia da filosofia”[7] . Kant ressalta na obra Crítica da Razão Pura que todo interesse de seu pensamento está nas questões: Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar?

Estas perguntas são, na obra Lógica, unificadas em uma só (que está ausente na Crítica da Razão Pura): “o que é o homem?”. Kant salienta que a Filosofia é, impreterivelmente, uma forma deantropologia. Ao que se percebe, a partir do pensamento Kantiano, a questão sobre o ser humano se torna central em toda reflexão filosófica, ou seja, o ápice de todo discurso filosófico se dará na antropologia.
Assim sendo, os estudos da Filosofia moderna e pós-moderna se voltam com insistência para elaborar o melhor discurso possível sobre o ser humano, buscando levar em consideração suas categoriasde estrutura, relação e unidade. Na categoria de estrutura ou níveis ontológicos constitutivos, o ser humano é composto de corpo próprio, psiquismo e espírito (dimensão espiritual, chamada por alguns autores também de mente). Na categoria de estrutura percebe-se a importância e influência da dimensão psíquica, porque é graças a ela que poderá acontecer a ligação entre as outras duas dimensões:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia e psicologia
  • psicologia filosofia
  • Filosofia Psicologia
  • filosofia psicologia
  • Psicologia Filosofia
  • Psicologia e filosofia
  • Filosofia e psicologia
  • psicologia e filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!