Filosofia medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caro Professor, Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribuídos a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo de todo o ano e foram usados, testados, analisados e revisados para a nova edição a partir de 2010. As alterações foram apontadas pelos autores, que analisaram novamente o material, por leitores especializados nasdisciplinas e, sobretudo, pelos próprios professores, que postaram suas sugestões e contribuíram para o aperfeiçoamento dos Cadernos. Note também que alguns dados foram atualizados em função do lançamento de publicações mais recentes. Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas. Na primeira partedeste documento, você encontra as respostas das atividades propostas no Caderno do Aluno. Como os Cadernos do Professor não serão editados em 2010, utilize as informações e os ajustes que estão na segunda parte deste documento. Bom trabalho! Equipe São Paulo faz escola.

1

GABARITO
Caderno do Aluno de Biologia– 1ª série – Volume 1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 AS PLANTAS E OS ANIMAIS CRESCEMPágina 3

1. Essa pergunta é uma provocação e a resposta é, obviamente, pessoal. Diferentes alunos observarão diferentes aspectos da frase, mas espera-se que o problema mais citado seja o verbo “comer”, referindo-se à árvore. Utilize essa frase como um “termômetro” para avaliar o conhecimento que a turma possui sobre o modo de nutrição de animais e plantas; em outras palavras, essa questãoservirá para investigar se os alunos sabem que as plantas fazem fotossíntese e não tiram seu alimento da terra. Entretanto, não discuta esse ponto neste momento; peça apenas que os alunos anotem suas respostas, juntamente com a data. Mais tarde, eles reanalisarão essa mesma questão.

2

Construção de gráficos e tabelas
Páginas 4 - 5

1. a)
12.0 10.0 8.0 Massa (g) 6.0 4.0 2.0 0.0 0 2 4 6 810 12 14 16 18 20 22 Tempo (dias)

Mudança na massa de uma planta ao longo do tempo.

b) Resposta pessoal, mas deve estar relacionada aos dados que o gráfico representa (exemplo: mudança na massa de uma planta). 2. Ver tabela a seguir. Tempo (semanas)
0 2 4 6 8

Massa (g)
100 100 140 200 500

3

10 12 14 16 18 20

1 000 1 500 1 750 2 000 2 250 2 250

Mudança na massa de umpintinho ao longo do tempo.

3. Resposta pessoal, mas servirá para os estudantes detectarem erros e compararem suas produções. 4. Neste exercício, os alunos vão corrigir os erros eventualmente encontrados na questão anterior. 5. Os dois gráficos têm um formato parecido, como o de uma letra “S” inclinada para a direita. Ambos representam o crescimento do organismo, o que significa que a massa aumentouao longo do tempo. Alguns alunos poderão notar que o padrão é o de um crescimento inicial rápido, seguido de uma estabilização. A diferença entre os gráficos está nas unidades utilizadas e nos valores para a planta e para o pintinho. 6. Aumentou. 7. O pintinho retira as substâncias do alimento que ingere (ex.: milho), e o milho as obtém pelo processo da fotossíntese (em última análise, do gáscarbônico presente no ar). Não é necessário que os alunos, neste momento, respondam a esta pergunta corretamente: o conceito de fotossíntese será trabalhado mais adiante. A ideia, portanto, é fazê-los refletir sobre o assunto.

4

Páginas 7 - 9

1. Porque elas possuem clorofila, um pigmento verde, em suas folhas. 2. Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos presente nos cloroplastos dasplantas e de outros organismos. A clorofila é capaz de absorver a luz solar e canalizar sua energia para a produção de alimento. 3. Todas as plantas, com raras exceções, possuem clorofila. Ex.: jequitibá, ipê, samambaia. 4. Algas verdes, cianofíceas, protoctistas (exemplo: Euglena). 5. Para fazer fotossíntese e produzir seu próprio alimento. 6. É a conversão da energia solar em energia química,...
tracking img