Filosofia Medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Medieval
A filosofia medieval é basicamente a filosofia da Europa Ocidental e do Oriente Médio no período medieval ou Idade Media, e se estende da queda do Império Romano à Renascença. É respeitada pela redescoberta da cultura antiga desenvolvida na Grécia e em Roma no período clássico, e também, pela formulação de questões teológicas e por integrar a doutrina sagrada com aaprendizagem secular.

Os principais assuntos discutidos ao longo deste período foram as relações entre fé e razão, a existência e unidade de Deus, os objetos da teologia e da metafísica, e questões do conhecimento, dos universais, e da individuação.

Na Idade Média, ocorreu um intenso sincretismo entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas. De fato, uma das principais preocupações dosfilósofos medievais foi a de fornecer argumentações racionais, espelhadas nas contribuições dos gregos, para justificar as chamadas verdades reveladas da Igreja Cristã e da Religião Islâmica, tais como a da existência de Deus, a imortalidade da alma etc.
Características da filosofia medieval
A era medieval foi menosprezada pelos humanistas da Renascença, que a viram como um ingênuoperíodo “intermediário' entre a idade clássica da cultura grega e romana, e o 'renascimento' ou Renascença da cultura clássica. Embora este período de quase mil anos seja o período mais longo de desenvolvimento filosófico na Europa e do Oriente Médio, é talvez o mais rico. Jorge Gracia argumentou que 'em intensidade’, sofisticação e realização pode-se dizer, com certeza, que o florescimento da filosofiano décimo terceiro século rivaliza-se com a idade de ouro da filosofia grega no quarto século BC' (Gracia, p. 1).

A filosofia medieval é tipicamente teológica devido ao tema profundamente discutido naquela época: fé versus razão. Avicenna e Averroes apoiaram-se mais na razão enquanto Augustinho e Anselmo acreditam na primazia da fé. A solução Agostiniana para o problema fé/razão é (1) crença,e depois (2) compreensão. Evidentemente encontramos muita filosofia nos trabalhos de escritores medievais, que usaram ideias e técnicas lógicas dos filósofos antigos para formular perguntas teológicas difíceis, incluindo tópicos da doutrina. Tomás de Aquino procurou a harmonia entre fé e razão. Ele classificou a filosofia como ‘ancilla theologiae’, a escrava da teologia. De outro lado, ele tambémdiz que a teologia é um guia orientador para a filosofia. Afirmou que a filosofia e a teologia estão em harmonia porque ambas foram criadas por Deus. Se alguma filosofia entra em conflito com a teologia, então algum erro foi cometido, logo o filósofo deve voltar atrás e procurar o seu erro. Assim, admitirá que existe uma relação recíproca entre filosofia e teologia.

Em geral, há três facetasque caracterizam o pensamento medieval. (1) o uso da lógica, da dialética e da análise para descobrir a verdade – o princípio de argumentação racional ou ratio. (2) Respeito aos ‘insights’ dos antigos filósofos, em particular Aristóteles, e consideração à sua autoridade – princípio de auctoritas. (3) a obrigação de conciliar os ‘insights’ na filosofia com a transmissão teológica e a revelação –princípio da concórdia. Sendo o último o mais importante. Seguramente, nenhuma outra questão preocupou os pensadores medievais mais do que a relação entre fé e razão.
350 - 900 d.C. Agostinho foi a linha de separação entre a especulação patrística e escolástica na filosofia medieval. Agostinho o maior de todos os pais latinos da igreja e não houve igual filosofo, teólogo desde Pauloaté Tomás de Aquino. Além dele temos Boethius como um dos principais filósofos deste período. Jonhn Scotus Erigena foi precursor do escolasticismo.


A Filosofia Medieval de Santo Agostinho (354-430)

O cristianismo estava consolidado nessa época: embora tivesse apenas quatrocentos anos, era considerado a verdade irrefutável. Apesar disso, Santo Agostinho, que nasceu no norte da África,...
tracking img