Filosofia medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Filosofia Medieval ?
Descripções Gerais

Na Idade Média cada pensador vê a filosofia segundo uma perspectiva íntima, segundo formas variadas de interpretar o Homem, o Mundo, e Deus. É um período histórico importante para a evolução do pensamento filosófico, merecendo uma atenção séria e profunda. Esta Época podia ter sido um período de um certo obscurantismo nalguns aspectos davida social; com muita barbárie e dependências humanas, mas não deixa de ser sobretudo um período de renovação filosófica pelas teses apresentadas pelos seus proponentes.
O trabalhos filosófico desse tempo é muitas vezes descritivo ,com abundância de discussão dos factos e polémicas. A época apoia-se também muito em trabalhos anteriores como a crítica dos textos e, especialmente da Bíblia.Unir o homem a Deus pela fé trazendo à alma humana os benefícios da Beatitude, e investigar dialecticamente a natureza dos grandes conceitos da Época, são dois grandes objectivos que animavam criticas e argumentos.
Neste contexto destacam-se grandes pensadores que eram representativos da a Igreja Cristã, por um lado,e da corrente Aristotelica por outro lado. São disso exemplos eminentesautoridades ao longo de toda a Idade Média ; S. Agostinho e S.Tomas de Aquino no Universo latino, e Dioniso no Universo Grego ( para não citar outros)

S.Tomás ensinou com grande êxito Teologia na Faculdade de Paris e tornou-se o mais insigne doutor da Igreja,depois de S. Agostinho. Para ele, Deus é a forma Suprema ,não se une com a matéria, e não é susceptível de corrupção ou de geração. É um Serúnico,e existe alem de outras razões, ele é a Verdade da Razão. Em Deus, o pensamento está sempre antes das coisas, enquanto no homem as coisas estão primeiro e antes dos pensamentos.
No Sec. XII-XIII irrompe um caudal de obras Aristotélicas traduzidas por Boécio de Dácia,que muito influenciou a Doutrina Escolástica e na qual se apoia muita investigação filosofica.A semântica é também aquinecessária porque sem o conhecimento da evolução das palavras havia o risco de muitos erros de interpretação. Por exemplo, realista era quem adoptava a realidade das ideias, não das coisas.
Para se compreender os grandes feitos filosóficos daqueles séculos era imprescindível conhecer as obras dos grandes comentadores Árabes; Avicena e Averróis, que alias, exerceram enorme influencia em S. Tomás,e permitiu aos Escolásticos Gregos conhecer as obras de cariz Aristotelica. Foi a época em que o Cristianismo trouxe novos valores para a Filosofia e em que o Verbo- Cristo se tornou num mediador de sentido ético entre a Historia dos Homens e o Reino de Deus.
A Filosofia presente era vista como uma adaptação da filosofia Antiga ao Cristianismo, e não só como Filosofia no sentido de Ser umcompêndio de conhecimentos discursivos. Por outro lado importava defini-la com exactidão em termos de seus objectivos e princípios, assim como a sua relação com a Teologia. Porque a falta duma definição satisfatória poderia levantar alguns problemas. O Conceito de Deus era de todos os temas o mais questionado da Época.
A filosofia, pela investigação e aquisição do saber intelectualizado, porum lado, e a Fé pela devoção e entrega total do espirito a Deus, por outro, convergiam num só objectivo; tornar a vida mais fácil durante o percurso do homem sobre a Terra e, obter um lugar no Paraíso após a existência fisica.
A filosofia também podia ser entendida como um ensaio de Cristianização da Filosofia Grega, porque para o pensamento dos Gregos da linha Platónica tudo o que existiaera Bom, pelo facto de participar do Bem, Bem esse que se espalhava pelo Cosmos,e dava Inteligibilidade à Existência.
A noção Grega de distinção Platónica entre mundo sensível e mundo inteligível mantêm-se na Época, e fez parte fundamental da Patrística, em S. Agostinho, nos sistemas Escolásticos e, até em S.Tomás.


Boécio de Dácia transmitiu à Idade Média as transliterações de uma...
tracking img