Filosofia medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PRÁTICA “EXISTIU FILOSOFIA AUTÊNTICA NA IDADE MÉDIA?”

Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Filosofia História da Filosofia Medieval Robson Stigar

São Paulo 2011

1. PÚBLICO-ALVO: Alunos do Ensino Médio na disciplina de Filosofia. 2. OBJETIVOS
Conectar os principais temas, as correntes filosóficas e os pensadores da patrística e da escolástica à experiênciacotidiana do aluno. Articular as sutilezas do pensamento medieval para uma prática pedagógica objetiva e compreensível. Investigar a relação entre razão e fé, assim como as possíveis atitudes de considerá-las compatíveis ou incompatíveis.

3. METODOLOGIA
1ª etapa: Levantamento e análise de bibliografias sobre filosofia medieval. 2ª etapa: Formulamos uma proposta temática de maneira envolvente e levereferente a um dos maiores preconceitos que há com relação à filosofia medieval, quando se diz que a Idade Média foi a “Idade das Trevas” para a cultura e o pensamento, através da apresentação de slides pelo Datashow. Nosso objetivo para esse plano de aula foi convencer os alunos do valor das filosofias patrística e escolástica e desmistificar esse conceito de Período de Trevas para a Idade Média.2

Recurso visual: Apresentação de Slides pelo Datashow para os Alunos

Existiu Filosofia autêntica na Idade Média?

Durante muito tempo, a Idade Média foi considerada um período de ignorância e superstições, tendo sido inclusive chamada de “Idade das Trevas”.

3

Idade Média x Período de Trevas
Realmente, nesse período, houve um declínio muito intenso nas atividades artísticas,literárias e científicas. Principalmente devido: • • • • • Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros; A destruição de bibliotecas pelos bárbaros; O medo de invasões e saques; A dificuldade nas comunicações; Constantes lutas entre senhores feudais.

Esses fatores contribuíram para criar um ambiente desfavorável ao desenvolvimento das artes e ciências. Mas seriaum exagero classificá-lo como um período de trevas.

4

Igreja

Dada a ignorância do homem medieval a Igreja destacou-se pois os homens da igreja eram os mais instruídos, e eles que controlavam todas as atividades artísticas, literárias e científicas da época.

5

Os mosteiros eram os únicos lugares onde se conservava a cultura antiga. O trabalho dos monges copistas, que passavam avida inteira copiando obras da Antigüidade, preservou essa cultura.

6

Quem tinha acesso ao Estudo na Idade Média?
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam.

A educação era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras.

No geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião

7

O lado positivoda Idade Média
Embora tenhamos muitos fatores e acontecimentos negativos, a Idade Média também foi um período de descobertas, criações, produções e de grandes filósofos.
Nessa época foram criadas as primeiras escolas e universidades

8

Arquitetura
Arquitetura da época evidenciada nas grandes catedrais

9

Moinhos de Ventos
A partir do século XII, explorou-se outra fonte de energia:o vento.

10

Ferraduras
No século XI, os europeus começaram a usar ferraduras nos animais, isto lhes aumenta a vida útil e, com a utilização da carreta de quatro rodas, possibilita um distanciamento maior entre a aldeia e os campos.

11

Roda d’água
A roda d’água era tão utilizada que na Inglaterra de Guilherme o Conquistador (século XI) contavam-se cinco mil. Foi usada em toda aparte, para bombear água, serrar madeira, pulverizar o pigmento das tintas e o malte da cerveja, acionar máquinas, triturar minérios, forjar ferro e espichar arames

12

Óculos
Os óculos para corrigir a miopia aparecem por volta de 1285; primeiro, de cristal de rocha, depois de vidro. Nos séculos seguintes, outros artesãos iriam melhorar as lentes, de onde resultariam o telescópio e o...
tracking img