Filosofia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO CONCRETO SEMANA 3

Orientação para realizar a atividade:

O aluno deverá rever os pontos da aula ministrada por seu professor, consultar seu material didático e, se necessário, a biblioteca virtualda Estácio para responder e aperfeiçoar os casos concretos desta aula. A atividade deverá ser feita em arquivo word (.doc), com cabeçalho identificador da atividade ealuno/Instituição/Cursor/Campus/Disciplina/Turma/Aluno/Semana), contendo apenas as respostas fundamentadas e enriquecidas em pesquisa bibliográfica e com a indicação da fonte bibliográfica da pesquisa na forma da ABNT a ser inserida no item "Referências". As questões abaixo são discursivas, o que requer uma resposta na forma de redação. O arquivo deverá ser anexado no ambiente do webaula no prazo estipulado.

Caso 1 - Opapel do filósofo na República
A discussão acerca dos melhores critérios para escolha daquele que deve governar uma determinada sociedade sempre foi tema de longos debates no decorrer da história. Tomando como exemplo as eleições americanas do ano passado, o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, surpreendeu jornalistas e eleitores quando anunciou sua escolha para
vice-presidente: agovernadora do Alasca Sarah Palin. Ela não estava entre os nomes mais citados nas apostas americanas, mas por ser uma figura feminina proeminente, Palin poderia trazer também uma boa parcela das eleitoras da ex-précandidata democrata Hillary Clinton. Durante a campanha, em razão da avançada idade de John McCain, muito se discutiu
acerca da capacidade intelectual de Palin para administrar a maispoderosa nação do mundo.

Nesse caso mesmo tendo um vasto currículo politico a candidata a vice presidente Sarah Palin foi julgada por ser mulher e não possuir capacidade intelectual para governar os EUA. O que seria facilmente aceito se o candidato fosse um homem com as mesmas características da candidata.
Essa idéia de fragilidade e incapacidade feminina vem sendo discutida ao longo dosséculos, o texto abaixo traz um modelo de uma cidade perfeita proposto por Socrates onde homens e mulheres são avaliados pelas suas aptidões e longos anos de aprendizagem e mostram que pode haver uma democratização do poder onde a figura feminina pode ser inclusa no mais alto posto, como governante de uma república:
Ele introduz três conceitos explosivos para os gregos antigos: mulher, poder efilosofia. Platão, ao admitir na República que a cidade-estado perfeita comporta a possibilidade de uma composição entre os três, tinha plena consciência disso. Vejamos como isso se dá.
A República procura responder a esta pergunta: O que é a justiça? Para respondê-la, o Sócrates platônico propõe como método de pesquisa estabelecer um paralelo entre o homem e a polis, pois, supondo que o Estado é ohomem em ponto grande, encontrar o Estado justo implica encontrar o homem justo, conhecer o que é a justiça e seu contrário.
Confiado nessa linha de raciocínio, Sócrates e seus interlocutores apresentam a polis perfeita, a saber, aquela na qual deverá florescer a mais acabada justiça. Nessa polis, há três classes sociais: o povo, que produz; os guardiões, que protegem a cidade, defendendo-a deseus inimigos, de dentro e de fora; os governantes, que são por natureza os melhores homens: sábios, corajosos, temperantes e justos. A temperança é a excelência (areté) comum a todos os cidadãos; a coragem, comum aos guardiões e aos chefes; a sabedoria, exclusiva destes últimos. As pessoas estão assim distribuídas em função de sua natureza e do nível de sua educação. A todos os cidadãos éoferecida, desde o nascimento, uma mesma formação básica: ginástica para o corpo e para a alma, música, mas a formação do governante é diferenciada. Aos 20 anos, procedimentos seletivos encaminham as naturezas aptas a seguir adiante, para outro estágio de aprendizagem, que deve durar 10 (dez) anos, isto é, dos 20 aos 30 anos e compreende o estudo de aritmética, estereometria, astronomia e música.A...
tracking img