Filosofia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maiêutica:
"Arte de dar à luz", Sócrates, filho de uma parteira, declara ter a capacidade de ajudar a “alumiar" os espíritos, de contribuir para que cada qual encontre a verdade através das suas próprias forças, sem que ela lhe seja ensinada ou transmitida. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprioconhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complexas, baseando-se na ideia de que o conhecimento é oculto na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostasa perguntas propostas de forma inteligente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hermenêutica:
"Declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão". Interpretação para ser ensinada corretamente, pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação. Ahermenêutica tradicional - que inclui hermenêutica Bíblica - se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, nas áreas de literatura, religião e direito. A hermenêutica moderna, ou contemporânea, engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação,como preposições, pressupostos, consistência hermenêutica refere-se à análise de textos para explicação coerente.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paideia:
-------------------------------------------------
O ideal educativo grego tem por tarefa construir o homem como homem e como cidadão. Platão define Paideia da seguinte forma "(...) a essência de toda averdadeira educação é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento" (cit. in Jaeger, 1995: 147)
-------------------------------------------------
”Cultura entendida no sentido perfectivo que a palavra tem hoje entre nós: o estado de um espírito plenamente desenvolvido, desabrochando todas as suas virtualidades,o homem tornado verdadeiramente homem” (Marrou, 1966: 158).
È importante resgatar a Paideia hoje, Preparar a criança para a vida adulta, mas também conduzir o resultado do processo educativo que se prolonga por toda vida, muito para além dos anos escolares, na nossa contemporaneidade. Destaca a importância de ler, estudar e apreender as ideias dos grandes pensadores.

Origem: Wikipédia, aenciclopédia livre.

Ontologia:
"Conhecimento do ser" Parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é própria a todos e a cada um dos seres. Ontologia vem a ser o estudo investigativo e comparativo do indivíduo, sendo como exemplar a espécie humana, frente aos demais seres vivos, passando pela sua concepção, criação,evolução e extinção. Busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano, levando em conta os aspectos fisiológicos e espirituais, confrontando-os com aqueles que caracterizam e distinguem os demais seres vivos.
Origem: http://www.dicionarioinformal.com.br/ontologia/
Empirismo:

Doutrina que se baseia na experiência, exclusivamente, como única (ou principal) fontede conhecimentos..
Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou fé. O Empirismo tem como única fonte de conhecimento humano a Experiência, e que não há qualquer património antecedente a razão....
tracking img