Filosofia geral e judiciaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


Disciplina: Filosofia Geral e Jurídica

CASO CONCRETO – SEMANA 1
Caso 01
1 . Embora pouco considerada a Filosofia é de real importância para a compreensão domundo atual, pois leva o homem a refletir e questionar, sem pretensão de respostas prontas ou pré-concebidas. Neste contexto a filosofia tem papel preponderante na construção de um homem mais critico econsciente dos seus deveres e direitos.
2. Vivendo no mundo em que a utilidade suplanta a necessidade do verdadeiro e onde o belo ocupa o espaço do bom, o texto nos leva a crer que a filosofia seriaatualmente o campo da reflexão capaz de propor a utilização ideal das quatro vertentes do pensamento filosófico dos primórdios da sociedade, refletindo da conjugação dos 4 princípios de maneirainseparável. Já que os mesmo não foram feitos para vivencias isoladas, o que acabou sendo engendrado pelo pensamento capitalista atual, levando a utilidade ao cume de uma pirâmide em que a verdade poucoimporta para a conquista de objetivo, esquecendo-se de que para cada ação presente surgiram reações futuras, quais sejam as que estamos hoje vivenciando, numa sociedade controvertida e cada vez maisviolenta e corrupta.
Caso 02
1. Pois nos leva a compreender o significado da palavra justiça, muito além do acesso ou da busca ao poder judiciário, refletindo a ser do real significado da palavrajustiça que engloba a vivencia de sentimentos como a utilização da razão o exercício da consciência e até a presença divina.
2. “O que funda a justiça? Seus fundamentos estariam na razão, nalinguagem, na transcendência divina, ou na consciência? Eis algumas das linhas de discussão que envolvem a questão dos fundamentos da justiça da qual nos ocuparemos agora. Antes de tudo, chamemos a atençãopara o fato de que o senso comum tende sempre a confundir justiça com o Poder Judiciário. O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao...
tracking img