Filosofia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade do Vale Itapecuru
Caxias,05 de março de 2013
Nomes:Luis Filipe Lima da Cruz
Profº: Edigar Leite turma: Direito/1° período A noturno



FILOSOFIA
DO
DIREITO







Caxias-MA
05/03/2013

Filosofia Jurídica
Exercício
Mediante o texto e exposições em sala de aula, responda:
1°) Objeto da Filosofia Jurídica?
Busca incessante de totalidade de sentido em que sesituam o homem e o cosmos; busca de resposta de resposta a perguntas sucessivas; atingir verdade gerais que apresentam necessidades de outras; Redução conceitual progressiva até atingir juízos que legitimam outros juízos integrados em um sistema de compreensão total; Forma de busca racional para as questões que a própria ciência se julga impotente para responder e Perene esforço de sondagem nasraízes dos problemas, então, pretende indagar os pressupostos das ciências particulares.
2°)Conhecimento: Vulgar, Científico e Filosófico?
O conhecimento vulgar é aquilo que várias pessoas sabem, é passado por diferentes gerações e não tem fundamentação científica, e sim cultural. Nem sempre o conhecimento popular é correto, muitas vezes são crenças, mas se perpetuam ao longo dos anos, por ser umconhecimento passado de pai para filho.
O conhecimento científico é como diz o nome, realizado pela ciência, teoria e experimentação, é provável, mas não confiável, pois está sempre à mercê da nova descoberta.
Conhecimento filosófico: conhecimento intermediário entre o mitológico e científico. Pode partir de axiomas ("dogmas") e até mesmo de experiências. Permite ampla discussão e exemplifica bemo contexto histórico. Exemplo: o Racionalismo de Descartes, Positivismo de Comte e Existencialismo de Sartre.


3°)O método na Filosofia do Direito: Dedutivo, Indutivo e Intuitivo:
O Método dedutivo ou dedução foi conhecido na Grécia, tendo sido estruturado por Aristóteles e levado ao extremo , na Idade Média, pelos escolásticos que, partindo de premissas consideradas provadas , chegaram aconclusões audaciosas o absurdas , desmentidas mais tarde pelo progresso científico , levado a efeito no campo das ciências físico culturais .

O método de Aristóteles consistia nas formas indutiva e dedutiva de raciocinar. O raciocínio dedutivo consiste em argumentar do geral para o particular.

Dedução é a operação do espírito que consiste na passagem de uma proposição ou de um pequeno númerode proposições gerais a outra proposição, menos geral , que é a sua conseqüência necessária , em obediência , tão só, às leis da lógica . Exemplo típico de método ou raciocínio dedutivo é o silogismo , o qual muitos identificam, sem razão, com a dedução.

O método indutivo ou indução, também conhecido desde Aristóteles, recebeu nova formulação com Bacon. A indução aristotélica é tambémdenominada completa ou integral; a indução baconiana é denominada amplificadora . A indução aristotélica baseia-se na enumeração total das espécies de um gênero ou dos indivíduos de um conjunto, como quando conclui-se que "os planetas descrevem elipses em torno do sol" , porque o que afirmamos para cada um dos planetas (Mércúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), queconstituem uma coleção, afirmamos numa só proposição, para todo o gênero. Daí, Ter Port Royal afirmado que "a indução não é meio certo de conhecer uma coisa, a não ser quando estamos certos de que é completa."

Métodos intuitivos: sensível, espiritual, de Bergson, Dilthey, Husserl e Heidegger, sendo estes intelectivo, emotivo e volitivo.

O método intuitivo ou intuição não procede por degraus, porpartes, mas de uma vez. Sem nenhuma interferência prévia, o espírito capta o objeto com uma só operação instantânea. Nada se pergunta ao raciocinio , nada se indaga à razão, motivo porque a intuição é denominada por alguns de irracionalismo.

4°)Origem e caracteres do Direito Primitivo?
O Direito primitivo não se trata, na época, de um direito escrito mas de um conjunto disperso de usos,...
tracking img